Formação presencial e online

Continuamos a promover o desenvolvimento de competências e ferramentas que sirvam para fazer face à situação de maior isolamento que se vive atualmente, bem como, promover o contacto social ainda que seja virtual.

 

As ações de formação promovem a valorização pessoal, a independência/autonomia, a criatividade, a inovação e o conhecimento prático. Ao mesmo tempo, estimulam e potenciam a aquisição e o desenvolvimento de competências tecnológicas, relacionais e interpessoais, fomentando uma cultura de cidadania social e digital.

 

As temáticas de formação são variadas e abrangem as áreas das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), bem como as áreas Comportamentais, de Saúde, Ambiente e Arte. 

 

As ações de formação presencial  podem decorrer nos Centros de Convívio de Lisboa, Centro SocioCultural de Lisboa e nos Centros de Convívio do Porto.

 

A formação à distância é realizada através de um sistema de videoconferência em que os formandos podem participar na formação e interagir em tempo real com o formador e com os outros formandos e implica possuir equipamentos informáticos (pc/portátil/telemóvel/tablet) e com ligação à internet.

 

As informações são prestadas exclusivamente pela Equipa da Formação, através do endereço formacao@ssap.gov.pt ou do telefone 218 405 048.

Calendarização mensal

Consulte os mapas da formação 2024, abaixo disponibilizados, que decorre segundo uma calendarização mensal.

 

Mapa de formação do mês de março

Mapa de formação do mês de abril

Mapa de formação do mês de maio



Inscrições

diretamente no ESPAÇO DO BENEFICIÁRIO de acordo com os seguintes passos:

 

1.º Espaço do beneficiário;
2.º Autenticação com NIF e senha das Finanças, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;
3.º Serviços/produtos;
4.º Formação Sénior;
5.º Lista de ações de formação sénior;
6.º Na semana pretendida clicar nos 3 pontinhos à direita;
7.º Inscrever na atividade.

 

Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada.

 

Em alternativa, pode solicitar a sua inscrição por correio eletrónico para formacao@ssap.gov.pt

 

Pagamento

As ações de formação, à exceção das gratuitas, obedecem ao pagamento prévio de 5,00 € por cada ação, a efetuar através de transferência bancária (NIB a indicar aquando da comunicação da seleção).

A participação na ação será somente confirmada após envio do comprovativo de pagamento.

Sugestões do Centro Nacional de Cibersegurança para se proteger online


Utilizar a Internet ajuda-o a manter o contacto com familiares e amigos e a ficar a par das notícias, permite-lhe aceder à aprendizagem em linha e muito mais. Porém, é sempre bom não esquecer a segurança. Consulte no website do CNCS as várias medidas que pode tomar para se proteger online