Boletim Informativo dos SSAP n.º 4/2018


Editorial

Caros/as beneficiários/as,

 

O final de mais um ano leva-nos à reflexão sobre o balanço da atividade dos SSAP em 2018. Não obstante alguns constrangimentos, foi possível concretizar os projetos a que nos propusemos, contando para tal com o empenho e dedicação de todos os nossos colaboradores, com especial destaque para os trabalhadores destes Serviços.

Para além das iniciativas regulares, foi possível aumentar o número de alojamentos disponibilizado aos beneficiários, contando com mais três unidades em Algés, bem como instalar três bungalows na Casa Alice Félix em Sta Cruz da Trapa, destinados às atividades para crianças e jovens. Foi ainda criado o Centro Sociocultural em Lisboa que possibilita o desenvolvimento de atividades tendo em vista a conciliação da vida profissional e familiar dos beneficiários.

Não podíamos também deixar de salientar o novo rosto do portal dos SSAP, que permite melhor navegabilidade, adaptando-se a todos os dispositivos.

Com esperança de que em 2019 sejamos capazes de superar todos os desafios que se nos colocarem, desejo a todos/as um ano pleno de saúde e paz.

 

Fernanda Rodrigues

Vice Presidente dos SSAP

Beneficie dos nossos serviços

O novo rosto dos SSAP

 

Em dezembro, foi disponibilizado o novo portal dos SSAP, assente numa tecnologia mais recente.

Com esta renovação, pretendeu-se também apresentar um design gráfico mais moderno, apelativo, intuitivo e adaptável aos diversos dispositivos.

A interação dos beneficiários dos SSAP com o portal faz-se de forma semelhante à anterior, através da entrada no “Espaço do Beneficiário” e colocação de NIF e senha de acesso ao Portal das Finanças ou autenticação com Cartão de Cidadão / Chave Móvel Digital.

Esperemos que este novo rosto seja do seu agrado! Visite-nos em www.ssap.gov.pt e faça-nos chegar a sua opinião através do FALE CONNOSCO!

 

Os SSAP em 2018

 

Apoio Social: Conte Connosco!

 

O apoio social tem como finalidade o acompanhamento psicossocial e o apoio socioeconómico dos beneficiários, de modo a prevenir, reduzir e resolver problemas decorrentes da condição pessoal, familiar e económica e social.

A intervenção social materializou-se no acompanhamento social de beneficiários em situação de vulnerabilidade, ao apoiar na resolução de problemas de caráter familiar associados a situações de crise ou a pessoas socialmente isoladas; na prestação de apoio económico (enquadrável na legislação em vigor); na informação sobre direitos legais, benefícios e respostas sociais; na articulação com a rede social ao acionar recursos e respostas sociais que não se enquadrem no âmbito de intervenção dos SSAP e que sejam passíveis de serem obtidas através de outras entidades ou serviços.

Ainda em 2018, teve inicio o Serviço de Apoio Psicossocial cujo objetivo é promover uma abordagem integrada e multidimensional através do atendimento social e psicológico, designadamente nas áreas cognitiva, emocional e comportamental.

Para 2019 é propósito destes serviços, continuar a responder o melhor possível às reais necessidades dos beneficiários procurando gerar soluções que vão ao encontro das suas expetativas.

 

Apoio à educação dos mais novos

 

Como habitualmente, de 1 de setembro a 15 de outubro, decorreram as candidaturas para atribuição de subsídios na área da educação. Estas prestações visam apoiar as famílias no âmbito das despesas com o acompanhamento e educação de crianças dos 3 meses até ao ingresso no ensino básico - Subsídio de Ama, Creche e Educação Pré – Escolar e nas despesas com o início da atividade escolar relativas ao 1º, 2º e 3ºciclos de ensino, bem como os Cursos de Especialização Tecnológica - Subsídio de Estudos.

 

Responsabilidade Social e Promoção da Saúde

 

Os SSAP deram continuidade em 2018 a iniciativas que fomentam a inclusão, coesão e o desenvolvimento pessoal, social e a saúde dos seus beneficiários, contribuindo para a elevação da responsabilidade social e reforço do conceito de cidadania global solidária. Estas iniciativas traduziram-se especialmente em ações de formação/informação/sensibilização em temáticas nas áreas da deficiência e incapacidade, de modo a consciencializar e habilitar para a problemática da limitação de funcionalidade; bem como rastreios, palestras e atividades informativas e de sensibilização relativas à conceção positiva da saúde, fomentando a literacia nesta matéria, a prevenção da doença e a promoção de estilos de vida saudáveis.

Foto Rastreio 1 Foto Rastreio 2 Rastreio Cognitivo no Centro Sociocultural

Com a finalidade de promover a saúde no local de trabalho, fomentando práticas de vida saudáveis e prevenindo riscos/doenças profissionais, foram realizadas diversas ações em áreas como: exercício físico, postura, ergonomia, entre outras, incrementando a qualidade de vida e bem-estar biopsicossocial dos trabalhadores, fundamentais para a produtividade e criatividade.

Foi ainda desenvolvido um projeto destinado aos beneficiários que se aproximam da aposentação, com o intuito de contribuir para a construção de um processo de planeamento, favorecendo a adaptação bem-sucedida na transição para esta nova etapa, disponibilizando estratégias e ferramentas que ajudem a lidar com novos desafios, como as alterações no quotidiano familiar e social e a utilização do tempo livre de forma construtiva e de realização pessoal, promovendo a participação social.

 

Como ocupar de forma saudável os mais jovens

 

As atividades destinadas à ocupação dos tempos livres dos filhos ou equiparados dos beneficiários dos SSAP, foram ganhando terreno ao longo dos anos, constituindo-se hoje como um hábito no seio do público mais jovem.

Para diversos intervalos etários, os SSAP realizam campos de férias residenciais e não residenciais (alguns destes temáticos, como é o caso da equitação) durante as interrupções letivas da Páscoa, verão e Natal, destacando os campos de férias de passagem do ano, que este ano decorrem de 28 de dezembro a 1 de janeiro, destinados a jovens dos 14 aos 17 anos.

Estas iniciativas não se confinam apenas às interrupções escolares referidas, podendo as crianças dos 6 aos 12 anos participar nas iniciativas realizadas aos fins de semana, de entre outras, as idas ao Jardim Zoológico, as visitas ao Museu da RTP e Museu dos Coches (A Rainha mostra o Museu). De acordo com a opinião generalizada dos pais, estas atividades permitem o conhecimento do património histórico-cultural de uma forma apelativa e adequada à faixa etária, contribuindo para o desenvolvimento geral das crianças, para além de fomentar a interação destas e, no caso das atividades ao ar livre, uma boa relação com a natureza. A relação qualidade/custo é sempre referida como sendo bastante atrativa.

Em agosto de 2018 foi inaugurado o Centro Sociocultural na Av. Visconde Valmor em Lisboa - espaço criado para o desenvolvimento de atividades de vária ordem, mas especialmente adaptado à promoção de iniciativas para ocupação de crianças e jovens em situações de encerramento dos estabelecimentos de ensino, sejam interrupções letivas programadas ou outras que venham a acontecer. Os SSAP procuram desta forma colaborar com as famílias na conciliação da vida profissional e familiar.

Ainda para os beneficiários mais novos, proporcionamos, para assinalar a época de Natal, as irresistíveis idas ao Circo, em Lisboa e Porto.

 

Proposta para quem está no ativo

 

Com a finalidade de valorizar, de forma cultural e recreativa os tempos livres dos beneficiários que se encontram no ativo e seus familiares, os SSAP realizam visitas e passeios de meio-dia, dia inteiro ou mais dias, que incluem transporte, seguro, acompanhamento e, caso se aplique, alojamento em quarto duplo e alimentação em função das condições específicas de cada programa.

Nas atividades realizadas em 2018 participaram cerca de 1500 beneficiários e, ainda assim, não foi possível abranger todos os interessados, como é nosso desejo. Salienta-se a forte adesão a estas iniciativas e prometemos para 2019, algumas surpresas nos programas. Esteja atento!

 

Atividades seniores: férias, formação e muito convívio

 

Férias sénior

O programa de férias sénior a desenvolver entre maio e outubro de 2018, contou com 37 turnos, tendo-se realizado 7 pela primeira vez:

• Rota do Ave – Taipas/Guimarães;

• Rota da Cerâmica – Ovar;

• Rota da Beira Alta – Celorico da Beira;

• Rota das Judiarias – Belmonte;

• Rota do Alen(tejo) – Castelo de Vide;

• Rota do Guadiana – Alcoutim;

• Rota do Dão/Lafões – Santa Cruz da Trapa.

Com a finalidade de proporcionar aos beneficiários, independentemente da área geográfica, maior facilidade de acesso a este programa, são organizados turnos com partida do Porto e paragens intermédias, como por exemplo, Coimbra e Setúbal, de modo a ir ao encontro do desejo manifestado pelos beneficiários aposentados.

 

Convívios de Natal

Com o propósito de proporcionar aos beneficiários aposentados, momentos únicos de convívio Natalício, foram realizados dois eventos em Lisboa e Porto, possibilitando o reencontro entre amigos e antigos colegas e o reviver de memórias, num ambiente de festa e alegria contagiante. Também a atividade Natal no Minho, que decorreu de 17 a 21 de dezembro, foi do agrado de quem nela participou, a comprovar pelo resultado dos questionários de avaliação de satisfação aplicados.

 

Centros de convívio

Os Centros de Convívio dos SSAP são espaços de encontros e reencontros, espaços de autêntico e solidário convívio onde se partilham vivências e experiências acumuladas, onde se criam laços e redes de amizade, prevenindo assim a solidão e promovendo um envelhecimento ativo.

O ano de 2018 foi repleto de múltiplas atividades lúdicas, formativas e culturais. Em todos os Centros foram desenvolvidas atividades físicas, aulas, palestras, workshops, visitas culturais, exposições, música, teatro, bailes, comemoração de datas festivas e muitas outras, tentando sempre ir ao encontro dos interesses dos beneficiários.

Foram também promovidos passeios e circuitos de fim de semana, proporcionando um conhecimento cultural, histórico, gastronómico e etnográfico de diferentes regiões, registando estas iniciativas grande procura por parte dos beneficiários.

 

Formação sénior

A Formação Sénior, que se desenvolve em Lisboa, no Centro de Formação da Rua Escola do Exército, e no Porto, nos Centros de Convívio de Álvares Cabral e Costa Cabral, tem proporcionado aos beneficiários seniores e seus cônjuges, uma formação muito diversificada e de qualidade, procurando acompanhar atentamente a evolução tecnológica e as suas “exigências” e satisfazer as necessidades e interesses deste público-alvo, nesta e noutras matérias.

Em 2018 apostámos na Inovação e na Aplicabilidade dos Gadgets, de uma forma segura, capacitando os formandos com ferramentas que lhes permitem uma maior participação no dia-a-dia e na sociedade, na construção de relações interpessoais e sociais, de redes de partilha e ajuda, rentabilizando melhor o tempo que sobra para outras atividades (familiares, de lazer, culturais, entre outras).

Através de ações conjuntas com outras áreas dos SSAP (Promoção da Saúde, Participação Social e Aposentação Ativa), foram desenvolvidas palestras, workshops e ações de formação, que permitiram, para além do acréscimo de conhecimento, o fortalecimento da relação interpessoal e momentos de salutar convívio.

 

Protocolos: uma mais-valia para todos

Menu Protocolos

Verdadeiramente inovador no âmbito dos protocolos, é a disponibilização no novo portal dos SSAP, de uma ferramenta de pesquisa de por área geográfica (distrito e concelho) ou de forma livre, que permite o acesso rápido e intuitivo ao que se procura. Paralelamente, são divulgados os protocolos celebrados no mês anterior, quer no portal, quer através do envio de mail aos beneficiários, desde que estes tenham o campo do endereço eletrónico preenchido na base de dados. Caso queira receber informações sobre os protocolos realizados, confirme os seus dados, bastando para tal, aceder à sua área reservada através do Espaço do Beneficiário.

Os Serviços Sociais têm vindo, estrategicamente, a dar continuidade à celebração de protocolos com várias entidades, tendo como preocupação a abrangência geográfica, facilitando o acesso a beneficiários que se encontram mais afastados dos grandes centros urbanos. Estes protocolos permitem alargar o acesso a bens e serviços em condições economicamente mais vantajosas para os beneficiários, nas áreas da saúde, educação, social (Lares, Casas de repouso e Apoio domiciliário), restauração e outras, disponibilizando, no total, mais de 1000 protocolos.

 

Ainda não conhece os equipamentos de férias dos SSAP?

 

Para além de três estalagens, situadas em Évora, Aljubarrota e Sta Cruz da Trapa, são disponibilizados doze apartamentos, tipologia T2, em Benfica, Algés e S. Pedro do Sul.

Aproveite para ver nas ligações abaixo, o que cada espaço lhe reserva!

Videos Apartamentos Algés Apartamentos Lisboa Apartamento S Pedro Sul Casa Alice Felix Estalagem de Évora Estalagem do Cruzeiro

Consulte condições no portal dos SSAP.

 

Gestão do fornecimento de refeições

 

Constituindo uma preocupação permanente, a qualidade do serviço prestado aos utentes dos refeitórios que se encontram sob gestão dos SSAP, foi dada continuidade às ações de fiscalização do fornecimento de refeições e de melhoria das infraestruturas e dos equipamentos hoteleiros.

A consolidação da atividade de fiscalização da qualidade do serviço prestado pelos fornecedores de refeições contribuiu, por um lado, para a redução de riscos relacionados com a segurança e higiene alimentares e, por outro, para a manutenção do grau de satisfação dos utilizadores num valor considerado significativo - 4,17 (escala de 1 a 5), tendo por base os resultados de questionários de avaliação da satisfação aplicados no 1º e 2º semestres do ano.

A intervenção em refeitórios tendente à respetiva adequação às normas de segurança e higiene alimentares em vigor abrangeu a requalificação dos refeitórios instalados na DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar e no Palácio Foz.

Importa salientar as ações efetuadas nos refeitórios por forma a torná-los mais acolhedores e dinâmicos. De entre outras iniciativas, destacamos a celebração do Dia Mundial da Alimentação em parceria com a Deco Proteste, com a oferta, nos refeitórios, de um cartão para ajudar a interpretar os rótulos de forma simples “De olho no RÓTULO – Pela sua saúde!”. Boas escolhas são escolhas saudáveis.

Na semana de São Martinho e na boa tradição portuguesa não faltaram as castanhas nos refeitórios dos SSAP. Desconhecidas para a maioria dos consumidores e também para muitos profissionais de saúde, as castanhas são um verdadeiro tesouro do ponto de vista nutricional.

Foto Castanha

Os SSAP associaram-se também à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) no que se refere especialmente ao projeto “Nutrition UP 65” para apoiar a estratégia nutricional para uma demografia envelhecida- cartaz. O objetivo do projeto é reduzir as desigualdades nutricionais na população idosa portuguesa melhorando o conhecimento atual sobre o estado nutricional da população com mais de 65 anos. Estas ações de sensibilização pretendem melhorar o conhecimento sobre o estado nutricional, de hidratação, vitamina D e da Roda dos Alimentos, entre outras temáticas.

Perto do final do ano, foi também efetuada uma campanha de divulgação em diversos refeitórios, sobre “Sopa - Os benefícios do seu consumo”- panfleto.

Em 2019, é pretensão dos SSAP continuar a divulgar temas de interesse na área da nutrição, nomeadamente, literacia nutricional, mitos alimentares, cuidados de higiene, armazenamento e manutenção de alimentos, entre outros temas.

Protocolos - O que há de novo

Neste espaço damos a conhecer os mais recentes protocolos celebrados pelos SSAP.

 

Apoio Domiciliário/Lares/Casas de Repouso:

 

Comerciais:

 

Educação:

  • Alt@Nota Centro de Estudos - Setúbal

 

Saúde:

  • Dr. Jorge Manuel Lima e Silva (Psicologia Clínica) - Lisboa
  • Dr. Samuel Branco (Psicologia Clínica) - Vila Franca de Xira

 

Unidades de Restauração:

  • Restaurante Cozinha Real de Basto - Cabeceiras de Basto

 

Consulte as condições destes e outros protocolos na área do portal dos SSAP. Conheça toda a oferta que temos para si.

Ficha Técnica

Direção:
Humberto Meirinhos
Coordenação e edição:
Dionísia Rosado, Margarida Paradinha e Rosário Miranda
Suporte técnico:
Centro de Informática e Relações Públicas
Colaboram neste número:
Carla Carriço;Carmen Sanches;
Dionísia Rosado;Helena Costa;
Madalena Carreira;Margarida Paradinha;
Nuno Coimbra;Paula Couceiro;
Rosário Miranda;Teresa Barateiro.

Espaço Beneficiário

Este espaço é seu!

 

Caro/a beneficiário/a:
Participe no Boletim Informativo dos SSAP,
fazendo-nos chegar:
• sugestões para celebração de protocolos;
• temas a tratar na rubrica "Temas jurídicos";
• assuntos que gostaria de ver explorados;
• outras questões que entenda pertinente sugerir.

Participe através do seguinte endereço eletrónico:
boletim.informativo@ssap.gov.pt