VISITAS CULTURAIS PRESENCIAIS - MÊS DE JULHO

 

ESTE PROGRAMA PODE SOFRER ALTERAÇÕES POR MOTIVOS IMPREVISTOS
Data Local

5 de julho

10:00

Museu Militar do Porto (Porto)

Conheça este museu que pertencente ao Exército Português e que está instalado num edifício oitocentista. Destaca-se pela sua coleção de cerca de 16.000 miniaturas militares, armamento leve e pesado, uniformes e muito mais. Dispõe também de uma sala dedicada à Revolta de 31 de janeiro de 1891. O seu acervo museológico é constituído ainda de Bocas de fogo, abarcando um período, entre os séculos XV e XX, a evolução das armas brancas e algumas coleções de armas de fogo, entre outras peças de interesse histórico-militar.

 

(29 participantes)

5 de julho

10:30

Palácio Palmela - Procuradoria-Geral da República (Lisboa)

Palácio Palmela - Procuradoria-Geral da República (Lisboa) Classificado como imóvel de interesse nacional, descubra o palácio que se destaca, no seu envolvimento citadino, pela discreta ostentação do seu revestimento integral em calcário branco e rosa, pouco usual na cidade de Lisboa. Poderá visitar o jardim, os salões com relevos de estuque realçados com folha de ouro e as magníficas salas pintadas em trompe-l'oeil.

 

(20 participantes)

5 de julho

14:30

Museu da RTP – Coleção Museológica de Rádio e Televisão (Lisboa)

Venha descobrir os estúdios da Rádio e Televisão de Portugal, empresa pioneira em transmissões rádio televisivas no país. Exibe uma coleção dividida em quatro núcleos temáticos: Peças de Coleção Rádio, Peças de Coleção Televisão, Galeria de Conteúdos Rádio e Galeria de Conteúdos de Televisão. Uma das atrações do museu são as Coleções de Peças, conjuntos de equipamentos que nos levam a viajar pela história tecnológica da rádio e televisão.

 

Idade das crianças > 6 anos

 

(29 participantes)

6 de julho

10:30

Exposição "Experiências do Mundo" - Centro Cultural de Belém (Lisboa)

 

Conheça a experiência que envolve perceção, imaginação e memória, implica desejo, e refere-se à ação, à prática e ao pensamento; é sempre individual e coletiva, interna e externa. Cada pessoa experimenta o mundo de uma forma diferente e fá-lo em contínua transformação. O mundo move-se — assim como, com ele, tudo o que o habita. Aqui, encontram-se objetos deslocados do seu significado quotidiano, fora de escala, em equilíbrios instáveis e com ligações improváveis, ou transformados na sua materialidade; ambientes que alteram a nossa perceção, testando os limites entre propriedades físicas e elementos opostos; luz e escuridão, som e silêncio, vazio e presença; imagens animadas e fixas que provocam a nossa imaginação e memória; linguagens literárias ou uma escrita não linear tornada forma plástica no espaço. 

 

(24 participantes)

12 de julho

10:30

Museu Romântico - Museu do Porto (Porto)

Descubra este museu instalado na Quinta da Macieirinha, também conhecida como Quinta do Sacramento, antiga casa de campo do século XVIII que pertenceu à família Pinto Basto. Este núcleo museológico desde 1972, mostra o ambiente de casa burguesa de Oitocentos, período característico no Porto.

 

(15 participantes)

13 de julho

10:30

Museu Nacional do Azulejo e ao Convento da Madre de Deus (Lisboa)

Conheça o museu que se assume como um espaço de reflexão, estudo e investigação de uma realidade que moldou a história do Concelho, mas também a história da industrialização portuguesa. É um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente útil, que evoca múltiplas histórias e memórias, contribuindo para aprofundar e divulgar o conhecimento da identidade e cultura sanjoanenses. Este Museu é o ponto de partida para itinerários culturais que tocam outros pontos de interesse da história da indústria do município e da região, e que alargam o âmbito da visita a outras temáticas, oferecendo aos seus visitantes uma visão mais apurada e interessante da realidade regional.

Conheça também o museu que surge de forma inovadora no panorama museológico nacional ao retratar a memória da indústria do calçado em S. João da Madeira e a realidade do design de calçado em Portugal no século XX, apontando ainda caminhos da vanguarda tecnológica e criativa do século XXI. Esta é uma opção ditada pela importância histórica de S. João da Madeira no contexto da produção de calçado a nível nacional e pelo enquadramento físico e simbólico do Museu numa política mais abrangente que assenta na cultura e a criatividade como fatores de desenvolvimento local. Mais do que uma mera exposição de artefactos, o Museu do Calçado é um espaço de aprendizagem, criatividade e experimentação que exigirá ao seu visitante uma postura interativa e de questionamento permanente.

 

(20 participantes)

19 de julho

15:00

Laboratório de Química Ferreira da Silva e Exposição “Gemas, Cristais e Minerais” - Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (Porto)

Venha descobrir a história deste laboratório, que remonta à do Laboratório Químico Municipal. Revisite o Crime da Rua das Flores. Saiba mais sobre a vida e obra do Professor Ferreira da Silva. Visite igualmente a exposição, focada na coleção de mineralogia do MHNC-UP, de quase 200 anos de aquisição de gemas, cristais e minerais; dos livros e instrumentos científicos utilizados; do Gabinete de Mineralogia e Paleontologia, descrito no catálogo de Minerais de 1894, mas também do Laboratório Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências (1911-1996), ao qual foi acrescentada, em 1934, uma componente museológica, e das coleções doadas por particulares.

INSCRIÇÕES das 08h00 de dia 12 às 23h59 de dia 17 de junho de 2025

 

Na sua área reservada acedendo ao Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP, de acordo com os seguintes passos:

 

1.º Espaço do beneficiário;

2.º Inserir o seu NIF e senha das Finanças ou Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;

3.º Serviços/produtos;

4.º Atividades Ativos;

5.º Na atividade escolhida clicar nos 3 pontinhos à direita e escolher “Inscrições”;

6.º Inscrever na atividade e submeter (assinalar sempre se Individual ou com Agregado/acompanhantes)

 

Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada.

 

Qualquer dúvida ou pedido de esclarecimento enviar para o endereço de correio eletrónico fsativos@ssap.gov.pt.

NOTAS IMPORTANTES

Os SSAP não asseguram transporte para estas atividades, pelo que os participantes devem deslocar-se pelos próprios meios até ao local da visita. 


Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários sendo limitado o número de participantes. O tempo estimado de duração de cada visita é de 1h00 a 1h30m.

 

Os/as beneficiários/as podem ainda inscrever um/a acompanhante familiar ou amigo/a, não beneficiário/a, por agregado familiar.

 

Quando as visitas importam custos aos SSAP, os/as beneficiários/as suportam a totalidade dos encargos do/a seu/sua acompanhante não beneficiário/a, conforme informação no email de seleção. O valor é pago diretamente à Entidade que realiza a visita.

 

A seleção é efetuada por ordem de chegada das inscrições (data e hora), sendo dada prioridade aos candidatos que nunca tenham participado nos “Fins de Semana para Ativos”.