8 de novembro 10:30 | Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) Conheça o excecional acervo de coleções de pintura e escultura, desde a origem do Museu e ao longo de todo o século XIX. Nos anos 30 do século XX foi enriquecido com o espólio do Museu Municipal do Porto e com o alargamento das coleções às Artes Decorativas. No âmbito das Artes Plásticas salientam-se os núcleos de pintura e escultura do século XIX e primeira metade do XX. Nas Artes Decorativas distingue-se a cerâmica, com uma mostra de faiança nacional e porcelana oriental, e ainda peças de ourivesaria, joalharia, vidros e mobiliário dos séculos XVI a XIX.
(20 participantes) |
8 de novembro 11:00 | Teatro São Luiz (Lisboa) Acompanhe esta visita guiada que é realizada por quem lá trabalha, através de um percurso pelas salas e bastidores, para conhecer os cantos à casa, as histórias que ali foram vividas e de quem por lá passou. Situado em pleno Chiado, zona nobre e central de Lisboa, este é um dos mais emblemáticos teatros da cidade. Conheça a sua história com quase 130 anos, inaugurado a 22 de maio de 1894 como Teatro D. Amelia. Passou por várias remodelações e funcionou também como cinema.
(20 participantes) |
8 de novembro 14.30 | Museu da RTP (Lisboa) Venha descobrir os estúdios da Rádio e Televisão de Portugal, empresa pioneira em transmissões rádio televisivas no país. Exibe uma coleção dividida em quatro núcleos temáticos: Peças de Coleção Rádio, Peças de Coleção Televisão, Galeria de Conteúdos Rádio e Galeria de Conteúdos de Televisão. Uma das atrações do museu são as Coleções de Peças, conjuntos de equipamentos que nos levam a viajar pela história tecnológica da rádio e televisão. Idade das crianças >6 anos
(29 participantes) |
15 de novembro 14:30 | Palácio Palmela - Procuradoria-Geral da República (Lisboa)
Classificado como imóvel de interesse nacional, descubra o palácio que se destaca, no seu envolvimento citadino, pela discreta ostentação do seu revestimento integral em calcário branco e rosa, pouco usual na cidade de Lisboa. Poderá visitar o jardim, os salões com relevos de estuque realçados com folha de ouro e as magníficas salas pintadas em trompe-l'oeil.
(20 participantes) |
22 de novembro 11:30 | Seminário Maior da Sagrada Família (Coimbra) Venha conhecer a sua história ao longo de mais de 200 anos, o seu fundador e a história do edifício até à atualidade. Visite os vários espaços, antigas salas de aulas, o refeitório onde se reuniam para as refeições. Aproveite para usufruir de umas magníficas vistas da cidade de Coimbra, a partir da varanda, o antigo quarto de um seminarista quando estes aqui viviam. Pode ainda conhecer a Biblioteca Velha com um espólio de 10 mil livros do século XVII ao século XIX, que se manteve como uma cápsula do tempo, a Sala dos Azulejos preservada como uma antiga sala de aula que preserva a antiga estrutura e por último a Igreja da Sagrada Família, um local único construído em Barroco Italiano que preserva as suas características únicas até aos dias de hoje.
(29 participantes) |
22 de novembro 14:30 | Exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes” e o "Painel Ribeira Negra" de Júlio Resende - Museu dos Transportes e Comunicações (Porto) Visite esta exposição que resulta de uma parceria entre o Museu dos Transportes e Comunicações e o Museu da Presidência da República, oferecendo a possibilidade de conhecer uma das mais importantes coleções de carros do país: os que, ao longo da já centenária República, estiveram ao serviço dos seus Presidentes. Este património histórico proporciona a oportunidade de conhecer a história da República Portuguesa e da instituição presidencial.
(24 participantes) |
23 de novembro 10:00 | Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras (Lisboa) Visite o Reservatório da Mãe d'Água, que foi concluído em 1834, foi concebido pelo arquiteto húngaro Carlos Mardel. A sua construção teve como objetivo receber e distribuir as águas aduzidas pelo Aqueduto das Águas Livres. É um edifício imponente e sólido, de planta quadrangular, com volumetria quase cúbica, tendo adossado um corpo saliente. Coberto por terraço, as suas fachadas, com pilastras junto aos vértices, são rasgadas por janelas verticais, rematadas em arco pleno. A coroar todo o edifício, uma cornija com carrancas animalistas é encimada por platibanda. No interior destaca-se a Arca d'Água, a Casa do Registo e a cascata jorrando a água da boca de um golfinho, rodeada por uma sucessão de arcos de volta perfeita assentes em robustos pilares de pedra.
(20 participantes) |
29 de novembro 10:30 e 11:00 (2 grupos) | Casa do Parlamento - Centro Interpretativo (Lisboa) Conheça o novo espaço aberto ao público desde o passado dia 25 de abril, a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo que pretende proporcionar uma experiência interativa e multimédia, expondo de forma transparente e simplificada o funcionamento do sistema político português e o papel da Assembleia da República, bem como a sua história e figuras mais relevantes. Descubra os quatro pisos com os temas Cidadania, Parlamento, Democracia e Memória, abordados através de suportes multimédia, interativos, jogos e vídeos, proporcionando uma experiência dinâmica. Aqui é possível simular momentos das atividades legislativa e fiscalizadora da Assembleia da República, visualizar a composição do Parlamento, desde a I Legislatura até à atual, ou mesmo subir ao púlpito, que reproduz o existente na Sala das Sessões, e gravar um breve discurso. A história parlamentar não foi esquecida, pelo que a linha cronológica mostra momentos importantes desde a instauração do regime parlamentar em Portugal e painéis multimédia transmitem debates parlamentares emblemáticos encenados por atores.
(25 participantes/grupo) |
29 de novembro 14:30 | Percurso Interpretativo - Edifício da Alfândega - Museu dos Transportes e Comunicações (Porto) Visite o Edifício da Alfândega que é um extenso e rico “território”, marcado física e simbolicamente por elementos que ilustram a sua história enquanto espaço aduaneiro, mas também marcado pelos diferentes “humores” do Rio Douro e pelas sucessivas transformações ao nível das relações comerciais entre Portugal e o Mundo. Exposição “Metamorfose de um Lugar: Museu das Alfândegas” Conheça ainda a exposição que guarda a memória de rotinas, de sons e vivências do quotidiano da Alfândega. Através de imagens, documentos bibliográficos, peças de mobiliário e instrumentos de trabalho (do escritório aos armazéns, dos barcos ao cais), descobrimos um tempo em que o negócio se legitimava pelo poder da imposição do selo.
(24 participantes) |