Termalismo Sénior


Turnos de Termalismo Sénior 2025

 


 

Para mais informações e consulta da tabela de capitação, deverá aceder ao Espaço do Beneficiário


Seleção efetuada para o turno de termalismo de Santa Cruz da Trapa 1 (8 a 20 de maio), com pagamento até 17 de abril.

Seleção efetuada para o turno de termalismo de Santa Cruz da Trapa 2 (2 a 14 de junho), com pagamento até 8 de maio.

Seleção efetuada para o turno de termalismo de Santa Cruz da Trapa 3 (16 a 28 de junho) , com pagamento até 23 de maio.

Seleção efetuada para o turno de termalismo de Santa Cruz da Trapa 4 (21 de agosto a 2 de setembro), com pagamento até 23 de maio.

Destinatários

 

Beneficiários aposentados e respetivos cônjuges, com dados atualizados. 

Inscrições

Até 9 de abril diretamente no ESPAÇO DO BENEFICIÁRIO de acordo com os seguintes passos:


 

  1. Clicar em "ESPAÇO DO BENEFICIÁRIO";
  2. Autenticação com NIF e senha das Finanças, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;
  3. Clicar em "Autenticar";
  4. No separador clicar em “Serviços/Produtos” e selecionar “Férias Sénior”;
  5. À frente de “Termalismo Sénior 2025”, clicar em “Inscrever”;
  6. No separador “Dados Pessoais”, confirmar se os dados estão todos atualizados;
  7. No Separador “Inscrição”, preencher todos os campos e dados solicitados;
  8. Anexar os documentos solicitados;
  9. Após clicar em “Inscrever”, surge a mensagem “A inscrição efetuada com sucesso”. 
  10. Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada, bem como os respetivos documentos.

 

 

Em alternativa pode descarregar/gravar a ficha de inscrição, preencher e enviar para seniores@ssap.gov.pt com os documentos solicitados.

 

Na impossibilidade de efetuar a inscrição por meios eletrónicos, e apenas nesse caso, pode dirigir-se à Sede dos SSAP e aos Centros de Convívio de Lisboa e do Porto dentro do horário de funcionamento que poderá consultar em Contactos - SSAP.
Ver abaixo os documentos a apresentar.

Lisboa

 

SEDE DOS SSAP


 

Telf. 213 927 409 /213 927 418

relacoes.publicas@ssap.gov.pt

 

CENTROS CONVÍVIO


Filipe Folque

Rua Filipe Folque, n.º 67 - 1.º  - 1050-112 Lisboa

Tel. 213 161 322

centro.filipefolque@ssap.gov.pt

Guerra Junqueiro

Av. Guerra Junqueiro, n.º 19 - 3.º Esq. - 1000-066 Lisboa

Tel. 218 405 048

centro.junqueiro@ssap.gov.pt

Porto

Álvares Cabral

Rua Álvares Cabral, n.º 351 -      4050-041 Porto

Tel: 222 037 815

centro.a.cabral@ssap.gov.pt

Costa Cabral

Rua Costa Cabral n.º 1024 -   4200-213 Porto

Tel: 225 511 426

centro.c.cabral@ssap.gov.pt

Documentos

As inscrições só são consideradas válidas se acompanhadas pelos seguintes documentos:

  • Declaração Mod. 3 de IRS de 2023
  • Nota de Demonstração de Liquidação do IRS de 2023
  • Último recibo de renda de casa ou amortização anual da mesma, se aplicável.

 

Caso esteja dispensado da entrega de IRS deve apresentar:

  • Declaração anual das pensões auferidas em 2023 da Caixa Geral de Aposentações e/ou Centro Nacional de Pensões;
  • Certidão de não declaração de rendimentos de 2023 emitida pelas Finanças.

Seleção

A seleção é feita de acordo com as "Normas de Funcionamento das Férias Sénior".

 

O resultado da seleção efetuada para todos os turnos pode ser consultado na sua área reservada acedendo ao Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP.

 


Desistência

Deve ser comunicada por telefone e por escrito, até 10 dias antes do início da atividade, salvo por motivo de força maior (morte de familiar, doença súbita ou acidente) devidamente comprovado.

 

O pedido de reembolso deve ser efetuado, por escrito, com indicação do NIB, até 15 dias após a desistência

Deslocações

O local, dia e hora das deslocações para os destinos de férias serão indicados nos ofícios de seleção.

  • A eventual paragem em Coimbra, para entrada/saída de beneficiários, far-se-á desde que previamente solicitada pelo beneficiário e acordada com os SSAP.
  • A entrada no autocarro far-se-á por chamada, respeitando a idade do participante titular inscrito em primeiro lugar, e por ordem decrescente.
  • O beneficiário que resida a mais de 60 km do local de partida, será reembolsado do custo das deslocações até ao máximo de €30, mediante envio, dos originais dos bilhetes de transporte público (2ª classe) e indicação do NIB e NIF, até 15 dias após o fim da atividade.

 

Os programas incluem

  • Transporte de ida e volta entre o local de partida e o local de alojamento e de termalismo.
  • Passeios e visitas culturais programadas.
  • Estadia em regime de PENSÃO COMPLETA.
  • Alojamento em QUARTO DUPLO com WC privativo.
  • Ementa fixa com serviço de mesa.
  • Animador para acompanhamento do grupo.
  • Seguro de acidentes pessoais. A cobertura de Despesas de Tratamento, Transporte Sanitário e Repatriamento por Acidentes, fica sujeita a uma franquia de 5,00€, aplicada por sinistro e pessoa segura e será deduzida ao montante total a reembolsar ao beneficiário.

Responsabilidade dos participantes

  • Cumprir a legislação em vigor.
  • Custos da consulta, inscrição e tratamentos a realizar.
  • Caso seja beneficiário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pretenda obter uma comparticipação no valor dos tratamentos termais, deve apresentar prescrição emitida pelo médico de família do SNS, no ato da consulta nas termas.
  • Almoço do 1º dia.
  • Consumos extra – vinho, café e outros.
  • Ingressos em Museus, Monumentos e Casinos.
  • Participação em passeios, atividades ou eventos não incluídos no programa.

 

 

Notas importantes

  • Poderão ser anulados turnos de termalismo, quando o n.º de inscritos for inferior a metade das vagas previstas ou por motivos de força maior que impossibilitem a sua realização.
  • O n.º de participantes é limitado ao n.º de vagas existentes.
  • Este programa pode sofrer alterações por motivos imprevistos.
  • Os dados solicitados são tratados de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados e destinam-se unicamente à instrução do processo de candidatura à atividade.