OTL - Ocupação de tempos livres

A Ocupação de Tempos Livres destina-se a crianças e jovens, com idades entre os 3 e os 17 anos, durante a qual proporcionamos atividades, através de programas de um ou vários dias, presenciais ou online, permitindo aos beneficiários dos SSAP conciliar a vida profissional com a familiar.

O grande objetivo destas atividades é o desenvolvimento das capacidades individuais e sociais das crianças e jovens aos níveis cognitivo, relacional e organizativo.

A organização das atividades presenciais de Ocupação de Tempos Livres cumpre todas as recomendações e medidas de prevenção do IPDJ bem como as orientações da DGS.

 

 

OTL No Palácio de Sintra com a Rainha (Sintra) - 6 aos 12 anos

12 de maio de 2024 - 14h30 e 16h00 (2 sessões de 1h30m)

 

Numa visita encenada, os participantes percorrem os espaços do Palácio Nacional de Sintra na companhia da Rainha D. Maria Pia de Saboia. Como última rainha a permoitar neste palácio real antes da implantação da República, conhece melhor do que ninguém as histórias, lendas e mistérios deste lugar. Como era a vida das últimas gerações da familía real portuguesa neste palácio? Como se divertiam? Como eram outrora utilizados estes espaços?

 

As crianças podem dar vida à imaginação e conhecer na primeira pessoa um pouco mais sobre a História de Portugal e de Sintra, na segunda metade do século XIX e iníciosa do século XX, através desta personagem incontornável.
 

OTL Visita e atelier no Forte de Santo António da Barra (Cascais) - 6 aos 13 anos

12 de maio de 2024 - 10h30

 

Pequenos e grandes artistas, preparem-se para uma aventura colorida! Vamos descobrir os segredos dos lenços dos namorados, símbolos de amor e tradição.

 

Com cores, vamos “bordar” as nossas próprias histórias de amor. Uma atividade divertida e educativa que une arte, história e muitos corações!

OTL Visita e atelier no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria (Cascais) - 6 aos 12 anos

18 de maio de 2024 - 10h00 às 12h00

 

A pretexto de elogiar a tradição e o nosso património imaterial, onde há lugar à musica, aos objetctos do quotidiano popular e às danças, que tiveram origem no século XIX, iremos construir memórias vivas, contemporâneas. Através da observação de danças e cantares tradicionais iremos proporcionar um momento de animação: do contar ao cantar e dançar na vertente tradicional portuguesa.

 

OTL Passeio no Barco Varino Liberdade - 6 aos 14 anos

19 de maio de 2024 - 15h00 às 17h00

 

A atividade consiste numa visita guiada ao Barco Liberdade, por duas técnicas do Núcleo Museológico da Câmara Municopal de Viula Franca de Xira, coadjuvados pelos elementos da equipa das atividades de crianças e jovens da DASC dos SSAP, através da qual se dá a conhecer de modo lúdico e divertido, algumas das particularidades, valor patrimonial e histórico do barco que faz dele um Núcleo Museológico do Museu Municipal de Vila Franca de Xira, reunindo numa só visita o usufruto do turismo de natureza, fluvial e cultural.

 

Rio abaixo ou rio acima, a viagem enriquecerá os conhecimentos satisfazendo a natural curiosidade das crianças e ficará para sempre a memória das belezas naturais que só o Tejo nos pode proporcionar.

 

 

OTL Observação de aves na Lezíria EVOA - 6 aos 12 anos

26 de maio de 2024 - 9h30 às 13h00

 

A atividade consiste num percurso com interpretação da paisagem associada à Lezíria e Estuário do Tejo e exercício de escuta dos sons das aves.

 

Como descobrir a biodiversidade existente numa reserva natural?

 

Através de jogos e breves atividades no Centro de Interpretação, vamos descobrir como encontrar e identificar espécies de flora, insetos, aves e mamiferos.

 

 

OTL Dia Mundial da Criança no Jardim Zoológico de Lisboa - 6 aos 12 anos

1 de junho de 2024 - 10h00 às 17h00

 

O Jardim Zoológico exerce conhecido fascínio sobre todas as pessoas, especialmente sobre as crianças, que veem no mundo animal muitas das fantasias que fazem parte do seu imaginário infantil. Deste modo, pretende-se comemorar o Dia Mundial da Criança, dando a conhecer a diversidade de animais existentes neste espaço assim como as suas caracteristicas e hábitos, através de um programa lúdico de atividades.

 

 

Inscrições a partir de 16 de abril

 

Acedendo ao Espaço do Beneficiário do Portal dos SSAP,  de acordo com os seguintes passos:

1.º Espaço de beneficiário;

2.º Autenticação com NIF e senha das Finanças, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;

3.º Serviços/produtos;

4.º Atividades crianças/jovens;

5.º Ocupação tempos livres;

6.º Na atividade escolhida clicar nos 3 pontinhos à direita; 

7.º Inscrever na atividade.

 

Confirme sempre no “histórico de relacionamento” e em “Ocupação de tempos livres” se a inscrição ficou registada.

 

 

Caso tenha dificuldade em fazer a inscrição online, contacte a equipa de crianças e jovens através do e-mail: criancas.jovens@ssap.gov.pt.

 

Os dados solicitados são tratados de acordo com o RGPD e destinam-se unicamente à instrução do processo de candidatura à atividade.