VISITAS CULTURAIS PRESENCIAIS - MÊS DE AGOSTO
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2 de agosto 14:30 | Exposição “O que elas viram, o que nós vemos. Fotógrafas Amadoras em Portugal, 1860–1920” - Casa Marta Ortigão Sampaio (Porto) As mulheres estiveram presentes numa das mais importantes revoluções tecnológicas do século XIX – a invenção da fotografia. No entanto, o seu reconhecimento, quer como fotógrafas profissionais, quer como amadoras, tem sido tardio. Desde a década de 1850 que utilizaram a fotografia para autorrepresentação, como hobby, fundaram estúdios comerciais ou continuaram negócios familiares, desempenhando diversas funções técnicas em laboratórios fotográficos. Esta exposição que resulta de um trabalho de investigação e apresenta, pela primeira vez, a obra de três destacadas fotógrafas amadoras portuguesas, evidenciando a sua relevância. Margarida Relvas e Mariana Relvas, respetivamente filha e segunda mulher do reconhecido fotógrafo Carlos Relvas, e Maria da Conceição de Lemos de Magalhães, que neste período desenvolvem uma obra fotográfica de exceção, revelando a viragem de uma estética romântica para o Pictorialismo Fotográfico internacional. A exposição apresenta um conjunto inédito de provas originais do seu trabalho e uma diversidade de técnicas e géneros, a par de publicações e correspondência, oriundas de distintas coleções públicas e privadas. Venha conhecer a obra destas autoras, retirando-as das sombras do arquivo e inscrevendo o seu percurso, tantos anos depois, na história da fotografia. (20 participantes) |
3 de agosto 10:30 | Exposição "Chantal Akerman. Travelling"- Centro Cultural de Belém (Lisboa) Esta exposição traça o percurso singular da cineasta, escritora e artista belga Chantal Akerman (Bruxelas, 1950 – Paris, 2015). Do início da sua atividade, em Bruxelas, ao deserto mexicano, e dos primeiros filmes às últimas instalações, realizadas em 2015, esta é a primeira grande exposição em Lisboa dedicada a esta artista, apresentando imagens das suas produções e documentos arquivísticos inéditos. A exposição percorre as várias etapas da sua carreira e revisita os anos e lugares que Chantal Akerman atravessou e filmou, abordando meios tão variados como o cinema, a televisão, a escrita e a instalação. A artista foi uma fonte de inspiração para toda uma geração e continua a ser hoje um modelo para muitos realizadores e artistas; e Travelling permite uma viagem rica em imagens e arquivos — do burlesco ao trágico, da intimidade de um quarto ao vasto deserto. (24 participantes) |
9 de agosto 10:00 | Museu do Carro Eléctrico (Porto) Venha conhecer espécies e artefactos ilustrativos e representativos da história e desenvolvimento dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto. Aproveite a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.
(24 participantes) |
9 de agosto 10:30 | Palácio Palmela - Procuradoria-Geral da República (Lisboa) Classificado como imóvel de interesse nacional, descubra o palácio que se destaca, no seu envolvimento citadino, pela discreta ostentação do seu revestimento integral em calcário branco e rosa, pouco usual na cidade de Lisboa. Poderá visitar o jardim, os salões com relevos de estuque realçados com folha de ouro e as magníficas salas pintadas em trompe-l'oeil. (20 participantes) |
23 de agosto 10:00 | Murais da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos e da Gare Marítima de Alcântara - Gare Marítima de Alcântara - Centro Interpretativo Almada Negreiros (Lisboa) Conheça o artista Almada Negreiros que fez os murais de dois edifícios com a função de gare marítima, desenhados pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro e construídos na década de 1940. O Centro Interpretativo conta a história das pinturas e do contexto da sua execução, do artista e da sua obra pela cidade de Lisboa, e também a história de quem passou por estas gares ao longo da segunda metade do século XX, num percurso por nove salas: Cais, O que contam as paredes, Passagens, Partidas, Chegadas, História mural, Diz que disse, Almada em Lisboa, Almada Negreiros Artista. (20 participantes) |
24 de agosto 10:30 | Exposição “Impressões Digitais” Museu Nacional de Arte Contemporânea da Chiado (Lisboa) Descubra as obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais. Tendo aumentado exponencialmente nas últimas três décadas, a coleção, maioritariamente da autoria de criadores nacionais, com uma expressão crescente de artistas mulheres, constitui um legado ímpar, histórico e emotivo, de algum modo tão identitário como as nossas impressões digitais. Depois de sete exposições temporárias, entre 2018 e 2023, em que mostrámos vários núcleos da coleção, privilegiando obras que nunca haviam sido expostas, a nova exposição de longa duração reúne autores conhecidos de todos e novas entradas na coleção, de artistas nossos contemporâneos. Com curadoria de Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga, esta exposição integra obras da coleção, do retrato à paisagem, passando pela abstração e por várias outras linhas de experimentação artística. O percurso por estes 170 anos de história, patente no edifício Wilmotte, coloca, assim, em diálogo pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, instalação e vídeo. (24 participantes) |
30 de agosto 10:30 | Exposição “Casamento de Santo Aleixo ou Cena de Casamento (?)” - Museu de São Roque (Lisboa) Esta obra foi durante muito tempo interpretada como representando o casamento de D. Manuel I (1469-1521) com D. Leonor da Áustria (1498-1558), ocorrido em 1518. Mas aspetos cronológicos relacionados com as vidas do rei D. Manuel I e de D. Álvaro da Costa (c. 1470-1540), identificado na pintura por uma legenda, contradizem esta proposta e sugerem uma nova leitura da obra, interpretando-a como um casamento de Santo Aleixo. Esta associação é feita devido às afinidades iconográficas entre esta pintura e uma outra na capela em Montemor-o-Novo dedicada ao santo. Em todo o caso, a base de ambas as composições parecem inspirar-se na gravura de Hans Burgkmair (1473-1531) do casamento do imperador Maximiliano I (1459-1519) com Maria da Borgonha (1457-1482) em 1477. (Quadro exposto no Museu de São Roque) (24 participantes) |
INSCRIÇÕES DAS 08H00 DE DIA 17 ÀS 23H59 DE DIA 22 DE JULHO DE 2025
Na sua área reservada acedendo ao Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP, de acordo com os seguintes passos:
1.º Espaço do beneficiário;
2.º Inserir o seu NIF e senha das Finanças ou Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;
3.º Serviços/produtos;
4.º Atividades Ativos;
5.º Na atividade escolhida clicar nos 3 pontinhos à direita e escolher “Inscrições”;
6.º Inscrever na atividade e submeter (assinalar sempre se Individual ou com Agregado/acompanhantes)
Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada.
Qualquer dúvida ou pedido de esclarecimento enviar para o endereço de correio eletrónico fsativos@ssap.gov.pt.
NOTAS IMPORTANTES
Os SSAP não asseguram transporte para estas atividades, pelo que os participantes devem deslocar-se pelos próprios meios até ao local da visita.
Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários sendo limitado o número de participantes. O tempo estimado de duração de cada visita é de 1h00 a 1h30m.
Os/as beneficiários/as podem ainda inscrever um/a acompanhante familiar ou amigo/a, não beneficiário/a, por agregado familiar.
Quando as visitas importam custos aos SSAP, os/as beneficiários/as suportam a totalidade dos encargos do/a seu/sua acompanhante não beneficiário/a, conforme informação no email de seleção. O valor é pago diretamente à Entidade que realiza a visita.
A seleção é efetuada por ordem de chegada das inscrições (data e hora), sendo dada prioridade aos candidatos que nunca tenham participado nos “Fins de Semana para Ativos”.