VISITAS CULTURAIS


As visitas são gratuitas e orientadas permitindo entre 10 e 25 participantes e têm duração aproximada de 1h a 1h30.

No caso das visitas pagas o custo do ingresso do acompanhante não beneficiário será suportado pelo próprio e pago diretamente à Entidade que realiza a visita.

1º TRIMESTRE 2020

Inscrições de 16 a 20 de dezembro de 2019!

 

Programa 1º trimestre 2020
Data Local

25 de janeiro de 2020

10H30

Museu e Igreja de São Roque (Lisboa)

O Museu, também conhecido por Museu de Arte Sacra de São Roque, está anexado à igreja de São Roque, em Lisboa, e possui uma coleção de arte sacra, do espólio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

25 de janeiro de 2020

10H30

Banco de Materiais - Palacete Viscondes de Balsemão (Porto)

Instalado desde 2010 no Palacete Viscondes de Balsemão, venha conhecer um novo conceito de reserva visitável, onde se mostram os mais variados exemplares decorativos e construtivos provenientes da arquitetura portuense como azulejos, estuques, ferros, etc. O seu principal objetivo é a salvaguarda de materiais caraterizadores da cidade, recolhendo-os dos edifícios degradados, a demolir ou a alterar, com a finalidade de se devolverem à cidade. Dos materiais incorporados, predominam os azulejos.

1 de fevereiro de 2020

10h30

Museu do Centro Científico e Cultural de Macau (Lisboa)

Viaje no tempo e no espaço aos mares da China. Na exposição "A Condição Histórico-Cultural de Macau nos séculos XVI e XVII", pode através de objetos e espetáculos multimédia penetrar em Macau e compreender as relações luso-chinesas estabelecidas. Observe ainda a exposição "A Coleção de Arte Chinesa" que reúne exemplares de terracota, grés, bronze, porcelana, numismática, pintura, pratas e têxteis agrupados, do Neolítico à atualidade.

8 de fevereiro de 2020

10h30

Convento de São Pedro de Alcântara (Lisboa)

Descubra este Convento Franciscano, da Província da Arrábida, construído no último quartel do século XVII, no contexto das guerras da restauração da independência nacional, por vontade de D. António Luís de Meneses, 3.º Conde de Cantanhede e 1.º Marquês de Marialva. Ocupa um quarteirão do Bairro Alto. Destaca-se, no seu interior, a Capela dos Lencastres, mandada erguer pelos testamenteiros de D. Veríssimo de Lencastre, Cardeal de Portugal e Inquisidor Geral do Reino.

9 de fevereiro de 2020

16H30

Planetário do Porto (Porto)

Implantado no Pólo III da Universidade do Porto, é um planetário integrante da rede de centros Ciência Viva. Venha observar o céu noturno com milhares de estrelas, onde são abordados diversos temas de Astronomia, desvendando os segredos do Universo tais como a sua história, sistemas solares conhecidos, entre outros.

15 de fevereiro de 2020

15H30

Museu da Carris (Lisboa).

Instalado na Estação de Santo Amaro, local de partida de todos os elétricos de Lisboa. Conheça o passado, presente e futuro dos transportes públicos da cidade. Desde os veículos da CARRIS à história do METROPOLITANO DE LISBOA, uniformes e outros instrumentos de uso quotidiano, a máquinas oficinais, pode ainda observar um núcleo alusivo à Arte no METROPOLITANO.

8 de março de 2020

10H30

Hospital de Sant’Ana (Parede - Cascais)

Não deixe de aproveitar esta oportunidade para visitar e conhecer os mais de 100 anos de história do edifício deste hospital ortopédico que foi projetado para ser um sanatório de tuberculose óssea. Trata-se de um projeto arquitetónico de excelência, considerado em 1904 um hospital de vanguarda em Portugal, nas vertentes de Arte, Arquitetura, Ciência e Saúde. Possui uma capela neobizantina e neogótica, assim como um jardim de inverno com azulejos de arte nova.

14 de março de 2020

10H30

Museu do Ar - Pólo de Sintra (Sintra)

Venha fazer uma viagem de mais de 100 anos pela História da Aviação em Portugal, documentando a grande aventura do Homem, voar. Numa área com mais de 8000 m² estão expostos mais de 40 aviões e helicópteros, simuladores, motores, hélices e outros equipamentos aeronáuticos. O Museu possui uma valiosa coleção de aviões históricos com destaque para o Junker JU52 (1930), o Avro Cadet (1931), o DH-87 Hornet (1934), o DH-89 Dragon Rapide (1934), o Spitfire (1934), o DC-3 Dakota (1935), o F-86 Sabre (1947). O Museu do Ar foi distinguido com o Prémio Melhor Museu Português 2013, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

21 de março de 2020

10H30 e 15H00

Palácio Palmela - Procuradoria-Geral da República (Lisboa)

Classificado como imóvel de interesse nacional, descubra o palácio que se destaca, no seu envolvimento citadino, pela discreta ostentação do seu revestimento integral em calcário branco e rosa, pouco usual na cidade de Lisboa. Poderá visitar o jardim, os salões com relevos de estuque realçados com folha de ouro e as magníficas salas pintadas em trompe-l'oeil.

Este programa pode sofrer alterações por motivos imprevistos


INSCRIÇÕES


Formulário de inscrição

Preencha o formulário e envie por correio eletrónico para o endereço fsativos@ssap.gov.pt