Visitas Culturais

PROGRAMA OUTUBRO 2020

 

Inscrições de 22 a 23 de setembro!

 

ESTE PROGRAMA PODE SOFRER ALTERAÇÕES POR MOTIVOS IMPREVISTOS
Data Local

10 de outubro de 2020

10h30

Centro Interpretativo dos Caminhos do Romântico – Casa Tait (Porto)

Conheça os Caminhos do Romântico que são percursos pedonais que pretendem dar a conhecer um pouco das contradições do Porto de Oitocentos: romântico e burguês, rural e industrial. Os percursos apresentados integram: o Porto do Romantismo; Arqueologia Rural e Industrial; a Fábrica de Massarelos e Prestígio da Burguesia, que ilustram o ambiente rural do Porto oitocentista.

(9 participantes)

17 de outubro de 2020

10h30

Escola de Jardinagem da C M Lisboa (Lisboa)

Visite a Quinta Conde dos Arcos, onde haverá oportunidade para conhecer um pouco da sua história e descobrir algumas das árvores mais interessantes existentes no parque, entre as quais se inclui um dragoeiro, árvore classificada de interesse público, com mais de 200 anos.

(9 participantes)

17 de outubro de 2020

11h00

Museu da Cidade do Porto - Extensão do Douro (Porto)

Anteriormente conhecido como Museu do Vinho do Porto, venha descobrir o Douro-rio que transborda para as margens, tornando-se também nome de uma região. Do seu longo curso (cerca de 900 km), o Douro é nome de um encontro de água, pedras, plantas, animais e pessoas, e a chave por trás do qual este encontro, pela primeira vez, e também a última, se dá. Douro, região e rio, simultaneamente, cuja complexidade não pode ser abarcada por um só olhar. Conheça todos os ciclos da vinha, tenha um olhar esclarecido e poético sobre uma região árida e generosa, onde desde há muitos séculos, homem e natureza se reinventam um ao outro.

(9 participantes)

24 de outubro de 2020

14h30

Segredos da Igreja de São Roque (Lisboa)

Conheça espaços da Igreja de São Roque que não imaginaria existirem! Nesta experiência poderá conhecer o sistema de cobertura da igreja, aceder ao coro-alto, percorrer galerias escondidas, descobrir o trono eucarístico e deslumbrar-se com a vista sobre a cidade, a partir dos seus torreões.

(7 participantes)                                           

31 de outubro de 2020

15h00

Museu do Aljube – Resistência e Liberdade (Lisboa)

Conheça a história do edifício (residência de arcebispo, depois prisões - eclesiástica, feminina, social e política) dedicado à memória do combate à ditadura, entre 1926 e 1974, e da resistência em prol da liberdade e da democracia. Pretende dar a conhecer o silêncio em que todo um povo foi mergulhado, resgatando-o para ensinamento dos mais novos. Oportunidade para ficar a conhecer por exemplo as más condições dos prisioneiros fechados nos “curros” ou “gavetas” (pequenas celas).

(2 grupos de 4 participantes)

A programação terá sempre em linha de conta as recomendações emitidas pela Direção Geral de Saúde no contexto de evolução epidemiológica da COVID-19 e pelos Planos de Contingência dos Serviços Sociais em articulação com os das entidades onde as visitas irão ter lugar, podendo as visitas vir a ser adiadas ou canceladas.

 

Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários sendo limitado o número de participantes. O tempo estimado de duração de cada visita é de 1h00 a 1h30m.

 

Quando as visitas implicam custos para os SSAP,  os beneficiários suportarão a totalidade dos encargos do/s acompanhante/s não beneficiário/s, constando a informação no e-mail de seleção. O valor é pago diretamente à Entidade que realiza a visita.

Como se pode inscrever

Preencha a ficha de inscrição e envie por correio eletrónico para o endereço fsativos@ssap.gov.pt