VISITAS CULTURAIS PRESENCIAIS JULHO

 

ESTE PROGRAMA PODE SOFRER ALTERAÇÕES POR MOTIVOS IMPREVISTOS
Data Local

6 de julho de 2024

10:30

Percurso pedestre guiado "À descoberta do Centro Histórico do Porto" - Museu do Porto (Porto)

Venha percorrer parte da paisagem urbana classificada pela UNESCO como Património Mundial desde 1996. O itinerário inicia no Arqueossítio, rua D. Hugo 5, passa pela Antiga Casa da Câmara, Sé do Porto, ruas típicas do centro histórico, Igreja dos Grilos e termina na Praça da Ribeira com vista para o rio Douro e ponte Luís I.

O percurso é todo ao ar livre. O trajeto tem ruas íngremes e pavimento irregular, pelo que não aconselhamos a pessoas com mobilidade reduzida nem carrinhos de bebé. Aconselhamos o uso de calçado confortável.

 

(19 participantes)

6 de julho de 2024

11:00

Núcleo Arqueológico do Hotel Aurea Museum (Lisboa)

Descubra esta caixinha de surpresas que encerra vários séculos da História de Lisboa e um dos melhores museus arqueológicos da cidade. Fenícios, romanos, visigodos, muçulmanos, portugueses, todos deixaram a sua marca. Venha conhecer os seus 7000 anos de história!

 

(20 participantes)

6 de julho de 2024

15:00

Percurso Pedestre guiado - Itinerários em Lisboa – “As sedes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa” (Lisboa)

Venham conhecer o património e a ação que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem desenvolvido ao longo da sua história com as populações da cidade, em particular nos domínios do apoio social, educação e saúde. Este itinerário vai ao encontro dos espaços que foram sede da Instituição ao longo do tempo: a Capela da Terra Solta na Sé de Lisboa, a antiga Igreja da Misericórdia, hoje Conceição Velha, e desde 1768 ao presente, o Complexo de São Roque, doação régia de D. José I, após o terramoto de 1755.  Aconselhamos o uso de calçado confortável.

 

(20 participantes)

13 de julho de 2024

10:30

Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria (Estoril)

Conheça este espaço emblemático e privilegiado que contribui para a preservação, conservação, estudo, divulgação e valorização do Património Musical Português. Pode observar os espólios riquíssimos de duas grandes figuras da cultura portuguesa: Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça.

 

(24 participantes)

14 de julho de 2024

15:00

Mistérios de São Roque (Lisboa)

Conheça espaços da Igreja de São Roque que não imaginaria existirem! Nesta experiência poderá conhecer o sistema de cobertura da igreja, aceder ao coro-alto, percorrer galerias escondidas, descobrir o trono eucarístico e deslumbrar-se com a vista sobre a cidade, a partir dos seus torreões.

 

(20 participantes)

20 de julho de 2024

10:30

Circuito turístico (áudio-guiado) na Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo - Igreja do Carmo, Casa Estreita, Catacumbas, Sacristia e Salões Nobres (Porto)

Realize este percurso de visita que nos conduz pela obra grandiosa da Ordem Terceira do Carmo ao longo dos tempos. A emblemática Igreja do Carmo, monumento nacional de estilo barroco-rococó, representa nos seus altares a arte secular religiosa. Desconhecida pelos habitantes do Porto até há pouco tempo, a misteriosa Casa Escondida, a casa mais estreita da cidade, revela-nos atualmente alguns segredos que por lá ficaram ao longo dos séculos. As Catacumbas expõem uma mostra única das Pratas da Ordem do Carmo, que glorificam a prataria portuguesa. A Sacristia, onde são guardados os paramentos sacerdotais e as alfaias litúrgicas, a sua decoração é como que uma extensão da Igreja.   VISITA COM ÁUDIO - GUIA

 

(21 participantes)

20 de julho de 2024

10:30

Exposição "50 Cravos" - Museu do Aljube e Resistência Liberdade (Lisboa)

Aprecie esta exposição que convida a refletir sobre o que foi conquistado, neste momento em que se celebra os 50 anos do 25 de Abril. Faça uma viagem pelas resistências desde o 25 de Abril de 1974 até aos nossos dias para se poder sonhar o futuro em democracia.

 

(24 participantes)

20 de julho de 2024

15:00

Museu do Ar – Pólo de Sintra (Sintra)

Faça uma viagem de mais de 100 anos pela História da Aviação em Portugal, documentando a grande aventura do Homem, voar. Numa área com mais de 8000 m², estão expostos mais de 40 aviões e helicópteros, simuladores, motores, hélices e outros equipamentos aeronáuticos. Este espaço museológico em Sintra, junto à Base Aérea N.º1, foi inaugurado em dezembro de 2009, e pode ser vista uma valiosa coleção de aviões históricos com destaque para o Junker JU52 (1930), o Avro Cadet (1931), o DH-87 Hornet (1934), o DH-89 Dragon Rapide (1934), o Spitfire (1934), o DC-3 Dakota (1935), o F-86 Sabre (1947).

 

(24 participantes)

21 de julho de 2024

11:30

Palácio do Marquês do Alegrete - Quinta Alegre, Charneca do Lumiar (Lisboa)

Conheça este palácio e jardim de traça romântica, datado de meados do século XVIII mandado construir por Manuel Telles da Silva, 1.º Marquês de Alegrete, para ser o seu solar de veraneio. Esta é uma das mais requintadas quintas de recreio barrocas dos arredores de Lisboa. No seu interior destaca-se um notável conjunto de pintura mural e dos azulejos pombalinos de enquadramento estético fascinante que nos remetem à beleza da arte produzida no século XVIII.

 

(25 participantes)

27 de julho de 2024

10:30

Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro (Felgueiras)

Conheça o que foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho, tendo sido fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda, em 1102. A Igreja [séculos XII-XIII] é composta por três naves, divididas por arcos-diafragma e com cobertura em madeira pintada, nas naves laterais. A planta original da capela-mor, reconstruída no século XVIII, era semicircular à boa maneira românica, assim como os absidíolos [capelas secundárias] ainda existentes. Os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica.

 

(20 participantes)

27 de julho de 2024

10:30

Palácio e Jardins do Marquês de Pombal (Oeiras)

Conheça este belo Palácio às portas de Lisboa e tenha a oportunidade de contemplar um dos melhores conjuntos decorativos do período pombalino, rico em estuques e azulejos. Também se destaca o Fogão de Sala da Casa Maison Fourdinois, na sala de entrada do Palácio e que foi alvo de restauro. Nos jardins, destacam-se as várias peças de estatuária, os bustos de mármore, bem como os vários muretes e escadarias revestidas de azulejos.

 

(20 participantes)

27 de julho de 2024

10:30

Exposição "Tesouros na palma da mão - O Colecionismo de frascos de rapé" - Museu do Oriente (Lisboa)

Venha conhecer a história destes requintados objetos, através da exposição de 240 peças dos séculos XVIII e XIX que revelam as curiosidades do seu uso e fabrico, bem como as suas múltiplas formas, cores e decorações, fruto da mestria dos artesãos chineses da dinastia Qing. Fabricados na China a partir do final do século XVII, os frascos de rapé foram concebidos para conter tabaco moído ou para cheirar – o rapé – e facilitar o seu consumo. Eram atribuídas ao rapé inúmeras propriedades medicinais, como alívio das mais variadas queixas, da dor de cabeça às cólicas ou dores de dentes. Em sociedade, era de boa educação oferecer-se a “pitada” (dose) de rapé.

 

(20 participantes)

INSCRIÇÕES DAS 08H00 DE DIA 19 ÀS 23H59 DE DIA 22 DE JUNHO DE 2024

 

No Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP, de acordo com os seguintes passos:

1.º Espaço do beneficiário;

2.º Autenticação com NIF e senha das Finanças, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;

3.º Serviços/produtos;

4.º Atividades Ativos;

5.º Na atividade escolhida (Visitas — Em cada visita) clicar nos 3 pontinhos à direita e escolher “Inscrições”;

6.º Inscrever na atividade e Submeter (assinalar sempre se Individual ou com Agregado/acompanhantes)

 

Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada.

 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, utilize o endereço de correio eletrónico fsativos@ssap.gov.pt 


Os dados solicitados são tratados de acordo com o RGPD e destinam-se unicamente à instrução do processo de candidatura à atividade.

 

 

NOTAS IMPORTANTES

 

Os SSAP não asseguram transporte para estas atividades, pelo que os participantes devem deslocar-se pelos próprios meios até ao local da visita. 


Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários sendo limitado o número de participantes. O tempo estimado de duração de cada visita é de 1h00 a 1h30m.

 

Os/as beneficiários/as podem ainda inscrever um/a acompanhante familiar ou amigo/a, não beneficiário/a, por agregado familiar.

 

Quando as visitas importam custos aos SSAP, os/as beneficiários/as suportam a totalidade dos encargos do/a seu/sua acompanhante não beneficiário/a, conforme informação no email de seleção. O valor é pago diretamente à Entidade que realiza a visita.