VISITAS CULTURAIS


As visitas são gratuitas e orientadas permitindo entre 10 e 25 participantes e têm duração aproximada de 1h a 1h30.

No caso das visitas pagas o custo do ingresso do acompanhante não beneficiário será suportado pelo próprio e pago diretamente à Entidade que realiza a visita.




 





4º TRIMESTRE

Inscrições de 27 de setembro a 01 de outubro de 2019!

 

Programa 4º trimestre 2019
Data Local

19 de outubro de 2019

11h00

Palácio do Beau Séjour - Gabinete de Estudos Olisiponenses (Lisboa)

Venha conhecer o palácio de meados do século XIX, de estilo romântico mandado construir pela Viscondessa da Regaleira.

No seu interior irá encontrar pinturas e azulejaria de vários artistas, com destaque para os três irmãos Bordalo Pinheiro. Desde 1992 que neste espaço funciona o Gabinete de Estudos Olisiponenses.

Aproveite ainda a calma do jardim envolvente de flora exótica, desta bela Quinta do Beau Séjour, popularmente conhecida por Quinta das “Campainhas”.

26 de outubro de 2019

11h00

Centro Cultural Casapiano (Lisboa)

Inaugurado em 2000, conheça os mais de dois séculos de história da instituição desde a sua fundação, em 1780, até à atualidade. Concebido numa perspetiva cronológica e temática está distribuído por três pisos, sustentado nas novas tecnologias e alicerçado numa forte componente educativa.

10 de novembro de 2019

10h30

Museu da Chapelaria e Museu do Calçado (S. João da Madeira)

O Museu da Chapelaria é único na Península Ibérica sendo uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história do concelho. Encontre as imagens e peças que ilustram o modo de produção dos chapéus, mas também a dimensão humana, social e cultural de uma comunidade para a qual esta atividade assumiu, desde sempre, papel de relevo. Conheça a vida dos trabalhadores desta indústria e recue no tempo até uma época em que ninguém saía à rua sem chapéu.

O Museu do Calçado retrata a memória da indústria do calçado em S. João da Madeira e a realidade do design de calçado em Portugal no século XX, apontando ainda caminhos da vanguarda tecnológica e criativa do século XXI.

Mais do que uma mera exposição de artefactos, o Museu do Calçado é um espaço de aprendizagem, criatividade e experimentação que exigirá ao seu visitante uma postura interativa e de questionamento permanente.

16 de novembro de 2019

11h00

Museus de Geociências do Instituto Superior Técnico - Museu Alfredo Bensaúde e Museu Décio Thadeu (Lisboa)

Criados em 1936 estão localizados no Pavilhão de Minas do Instituto Superior Técnico (IST). O Museu de Mineralogia e Petrologia Alfredo Bensaúde é dedicado à mineralogia, cristalografia e petrologia portuguesa e da CPLP. Conheça além dos espécimes geológicos e minerais, um significativo acervo bibliográfico, mobiliário, instrumentação científica, modelos didáticos, mapas e fotografias, assim como os espólios pessoais de antigos professores, com destaque para Alfredo Bensaúde, Amílcar Mário de Jesus e Luís Aires-Barros. O Museu de Geologia e Jazigos Minerais Décio Thadeu  é dedicado à geologia e jazigos minerais portugueses e da CPLP. Pode ainda conhecer, além dos espécimes geológicos e minerais (entre os quais se destaca a coleção de paleontologia e a coleção de minas portuguesas), a coleção que inclui um significativo acervo bibliográfico, mobiliário (inclui uma sala de aula e um laboratório projetados de raiz para o edifício e que ainda preservam muitas das suas caraterísticas originais), instrumentação científica, mapas e fotografias, assim como os espólios pessoais de Ernest Fleury e Décio Thadeu. 

Este programa pode sofrer alterações por motivos imprevistos


INSCRIÇÕES


Formulário de inscrição

Preencha o formulário e envie por correio eletrónico para o endereço fsativos@ssap.gov.pt