VISITAS CULTURAIS PRESENCIAIS NOVEMBRO

 

ESTE PROGRAMA PODE SOFRER ALTERAÇÕES POR MOTIVOS IMPREVISTOS
Data Local

9 de novembro

15h00

Quinta dos Cónegos (Maia)

Conheça esta Quinta, que é uma propriedade que se destaca a partir do século XVIII, após a sua aquisição por Gaspar de Andrade Macedo. Da anterior propriedade, existe ainda, a capela da Sagrada Família (1681).
A casa da Quinta dos Cónegos, foi construída entre 1727 e 1737, de estilo Barroco e de forte influência da escola de Nasoni. Do mesmo período existem diversos elementos escultóricos, expressivos do estilo Barroco, sendo a sua autoria atribuída a Nasoni (Smith 1966). Por ser habitual a presença e permanência por largos períodos, de religiosos ligados ao Cabido da Sé do Porto, tendo até sido propriedade, entre outros, de Manuel Pinheiro de Aragão, Cónego da Sé, a quinta adquiriu o atual nome.

(20 participantes)

16 de novembro

15:00

Casa-Museu Bissaya Barreto (Coimbra)

Descubra esta Casa-Museu, que proporciona uma aproximação aos espaços de intimidade e recolhimento de Fernando Bissaya Barreto. O edifício e as suas particularidades arquitetónicas, o jardim e a sua estética decorativa e ornamental, o recheio mobiliário e as coleções de arte, revelam a importância que os valores da Beleza, da Ordem, da Perfeição e da Estética representaram na vida de Bissaya Barreto. Grandezas de importância que não reclamou apenas ao seu bem-estar pessoal, mas que impôs à construção e ornamentação dos inúmeros estabelecimentos assistenciais, por sua ação edificados, na região centro do país.

(20 participantes)

16 de novembro

15:00

Visita Teatralizada - Museu da Quinta de Santiago (Matosinhos)

A visita especial é realizada por personagens que outrora habitaram a Casa dos Santiago de séc. XIX e princípios de séc. XX. Uma delas foi Conchita, a criada espanholita, é aia andaluza da mulher de Dinis Santiago, Mari de Carmen Navarro. A sua presença nesta casa é marcada pelo tap-tap no soalho: tão aficionada do baile que até dorme de sapatos, sempre preparada para um repente de salero que surja a horas tardias. Pela comida caliente torna-se próxima a Gervásio, e é ela a professora de Rosa Maria, ensinando-a a ler e escrever em “portunhol”.

 

(20 participantes)

23 de novembro

10:30

Museu da Água e Resíduos - Oficina da Ciência de Sintra (Sintra)

Venha conhecer este espaço museológico localizado nas instalações da antiga Oficina da Ciência, na Ribeira de Sintra. Este é um polo de referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental, bem como de divulgação científica e tecnológica no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.  O seu intuito é a adoção de valores e hábitos relacionados com a preservação do património ambiental, sobretudo no que se refere ao ciclo da água, promovendo e organizando cursos, estágios, seminários, encontros, exposições e formações.

 

(20 participantes)

INSCRIÇÕES das 08H00 de dia 26 às 23H59 de dia 30 de outubro de 2024

 

No Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP, de acordo com os seguintes passos:

1.º Espaço do beneficiário;

2.º Autenticação com NIF e senha das Finanças, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;

3.º Serviços/produtos;

4.º Atividades Ativos;

5.º Na atividade escolhida (Visitas — Em cada visita) clicar nos 3 pontinhos à direita e escolher “Inscrições”;

6.º Inscrever na atividade e Submeter (assinalar sempre se Individual ou com Agregado/acompanhantes)

 

Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada.

 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, utilize o endereço de correio eletrónico fsativos@ssap.gov.pt 


Os dados solicitados são tratados de acordo com o RGPD e destinam-se unicamente à instrução do processo de candidatura à atividade.

 

 

NOTAS IMPORTANTES

 

Os SSAP não asseguram transporte para estas atividades, pelo que os participantes devem deslocar-se pelos próprios meios até ao local da visita. 


Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários sendo limitado o número de participantes. O tempo estimado de duração de cada visita é de 1h00 a 1h30m.

 

Os/as beneficiários/as podem ainda inscrever um/a acompanhante familiar ou amigo/a, não beneficiário/a, por agregado familiar.

 

Quando as visitas importam custos aos SSAP, os/as beneficiários/as suportam a totalidade dos encargos do/a seu/sua acompanhante não beneficiário/a, conforme informação no email de seleção. O valor é pago diretamente à Entidade que realiza a visita.