VISITAS CULTURAIS PARA BENEFICIÁRIOS NO ATIVO


1.º Trimestre de 2019

 

Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários permitindo, na sua maioria, entre 10 e 25 participantes por atividade.

Quando as visitas importam custos aos SSAP, os beneficiários suportarão a totalidade dos encargos do/s acompanhante/s não beneficiário/s, constando a informação no email de seleção. O valor é pago diretamente à Entidade que realiza a visita.

Nota: O tempo estimado de duração de cada visita é de 1h00 a 1h30m

 

Tabela Cultura do Primeiro Trimestre de 2019
Data Local

19 de janeiro de 2019

às 15h

“Percurso Interpretativo ao Edifício da Alfândega do Porto” (Porto)

Que antigas fundições do Porto contribuíram para a produção do ferro utilizado na Alfândega? Que rio foi desviado aquando da construção do Edifício? Que mistérios escondem as "furnas"? Conheça um pouco mais da história deste representante do neoclássico na cidade do Porto, construído em meados do século XIX, para albergar os serviços aduaneiros.

26 de janeiro de 2019

às 15h00

Centro Ismaili de Lisboa (Lisboa)

No Bairro das Laranjeiras, conheça o oásis entre vias rápidas que se cruzam e edifícios que se tocam. Admire os seus pátios e jardins. O Centro Ismaili em Lisboa faz parte de uma rede global de centros que têm como objetivo acolher as práticas religiosas da comunidade muçulmana Ismaili, suas instituições e servir de ponte de diálogo sereno entre culturas.

10 de fevereiro de 2019

às 10h30

Museu Nacional do Azulejo (Lisboa)

Conheça um dos mais importantes museus de Portugal, pela sua coleção singular, dedicada ao azulejo, expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Convento da Madre de Deus.

16 de fevereiro de 2019

às 15h00

Alfândega do Porto (Porto) – Exposição “O motor da República – Os carros dos Presidentes”

Oportunidade de visitar, reunida e preservada, uma das mais importantes coleções de carros do país que, ao longo da já centenária República, estiveram ao serviço dos seus Presidentes. Conheça, entre outros, o Rolls Royce Phantom V, o Mercedes 600 Pullman e o Vanden Plas Princess.

17 de fevereiro de 2019

às 11h00

Museu Bordalo Pinheiro (Lisboa)

Instalado numa moradia de 1913, prémio Valmor, conheça a vida e obra de Bordalo Pinheiro (1846-1905) através de um valioso espólio – cerâmica naturalista, pintura, caricaturas, publicações. Criador do “Zé Povinho”, era um “bom garfo” e em «Bordalo à Mesa» sobressai a metáfora e o “cartoon” de crítica política, por exemplo na expressão “caldo entornado”.

9 de março de 2019

às 11h00

Museu da Guarda Nacional Republicana (Lisboa)

Situado no Quartel do Carmo de Lisboa conheça o património arquivístico, bibliográfico e museológico, proveniente dos quartéis existentes ao longo do território português.

16 de março de 2019

às 15h00

Alfândega do Porto (Porto) – Exposição “Metamorfose de um lugar”

Neste edifício, com forte ligação visual ao Douro, observe peças de mobiliário, instrumentos de trabalho, fardamentos, imagens e documentos bibliográficos diversos que guardam a memória de rotinas, de sons e vivências de outros tempos: os tempos em que o negócio se legitimava pelo poder da imposição do selo.

17 de março de 2019

às 10h30

Museu Nacional do Traje e Parque Botânico Monteiro-Mor (Lisboa)

Instalado no Palácio Angeja-Palmela, edifício do Séc. XVIII, dentro do Parque Botânico do Monteiro-Mor conta a história do vestuário e da moda em Portugal. Venha conhecer em pormenor peças de traje civil desde o século XVIII à atualidade, trajes de corte setecentista e Império, coleções de acessórios, bem com um dos primeiros jardins botânicos a ser concebido em Portugal, no século XVIII, embora concluído no século XIX, pelo 2º Duque de Palmela.”

24 de março de 2019

às 11h00

Museu Nacional do Teatro e da Dança (Lisboa)

Através das suas coleções, conheça este grande arquivo da história, memórias e situação atual das artes do espetáculo em Portugal.

ESTE PROGRAMA PODE SOFRER ALTERAÇÕES POR MOTIVOS IMPREVISTOS