VISITAS CULTURAIS PRESENCIAIS AGOSTO

 

ESTE PROGRAMA PODE SOFRER ALTERAÇÕES POR MOTIVOS IMPREVISTOS
Data Local

3 de agosto de 2024

14:30

Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo (Valongo)

Participe nesta experiência que começa com a apresentação de um Filme 3D, seguida por uma visita ao espaço expositivo dedicado ao tema “Do Grão Ao Pão”, com vários espaços de informação interativos. A experiência termina no Espaço Mãos na Massa, onde terá a oportunidade de confecionar e degustar o seu próprio biscoito. Toda a visita tem como objetivo aprofundar conhecimentos, assim como promover e difundir o Pão e o Biscoito como expressão cultural significativa da história de Valongo.

 

(25 participantes)

4 de agosto de 2024

11:30

As Rodas da Misericórdia - Entre as Rodas da miséria e da Sorte - Museu de São Roque (Lisboa)

Foi a 10 de maio de 1783, que se institucionalizou a célebre Roda dos Expostos? Apesar de ter uma origem muito anterior, a Roda dos Expostos só recebeu um enquadramento legal com Pina Manique, que decretou a colocação de uma Roda em todas as localidades do país. A Roda dos Expostos era um cilindro giratório de madeira, oco, utilizado para deixar crianças e bebés ao cuidado de instituições caritativas, mantendo o anonimato da pessoa expositora. Em Lisboa, tal dispositivo estava ao cargo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Até 1755 ficava no Hospital de Todos-os-Santos, ao Rossio, tendo passado para São Roque depois do terramoto. Uma planta do conjunto de São Roque, datada de 1808, mostra a chamada Casa da Roda e a Casa da Ama da Roda, numa zona próxima da atual cafetaria do Museu de São Roque. Perto, existia uma pequena capela onde as crianças eram imediatamente batizadas, ao entrarem. Os cubículos visíveis no topo e à direita da imagem serviam para uso das amas e dos expostos. Pouco depois, a 18 de novembro do mesmo ano, foi criada a Lotaria Nacional, de modo a gerar as receitas necessárias para sustentar as crianças confiadas ao cuidado da Instituição.  A 18 de Novembro de 1783, a Rainha D. Maria I aprovou a criação da Lotaria Nacional. Versava o decreto instituidor que "a meza da Santa Casa da Misericordia, e Hospitaes Reaes de Enfermos, e Expostos desta Cidade de Lisboa, havendo supplicado a S. Magestade a graça de conceder-lhe a faculdade de fazer huma Loteria annual, para occorrer com os lucros della ás urgentes necessidades dos ditos dous Hospitaes; conseguio da Real Piedade, e eximia Clemencia da mesma Senhora a implorada permissão por seu Real Decreto de 18 do corrente mez de Novembro de 1783".

Venha descobrir estas e outras histórias de rodas que marcaram a história da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

(25 participantes)

10 de agosto de 2024

10:30

Convento dos Cardaes (Lisboa)

Venha conhecer este espaço que foi fundado por D. Luísa Távora em 1681, para as religiosas Carmelitas Descalças. Obedece à arquitetura do século XVII e é adaptada às estritas Regras das Carmelitas, que limitam o contacto com o mundo. O exterior é robusto e austero, mas no seu interior, encontram-se vários tesouros decorativos. O século XIX vai marcar profundamente a história do Convento. Após a extinção das Ordens Religiosas e com a morte da última freira carmelita em 1876, o Convento é cedido à Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos e é aqui instalado um Asilo para Cegas que, sob a direção da Associação e com o auxílio e cuidado de Irmãs Dominicanas. Hoje, em pleno século XXI, o Convento dos Cardaes é o único museu de Lisboa que é habitado.

 

(20 participantes)

10 de agosto de 2024

15:00

Museu do Ar – Pólo de Alverca (Alverca)

À semelhança do núcleo principal do Museu do Ar, em Sintra, venha acompanhar as origens da Aeronáutica Militar e da Aviação Naval, o Corpo Expedicionário Português (1917) as Esquadrilhas Expedicionárias a Moçambique e a Angola (1917-1918), no âmbito da I Grande Guerra. São igualmente dignas de referência as Viagens Aéreas transcontinentais dos Portugueses, nos anos vinte e trinta. A coleção exposta na Sala dos Pioneiros ou Sala Edgar Cardoso recorda figuras relevantes da Aviação Portuguesa, através dos seus troféus, documentos, condecorações e outros objetos pessoais. Este acervo, legado ou doado constitui património inestimável do Museu do Ar. Conheça ainda uma coleção dedicada à presença da Força Aérea em África, durante a Guerra Colonial Portuguesa de 1961 a 1974. Descubra, ainda, armamento de avião, uma coleção numismática, um helicóptero Alouette II e miniaturas de aviões contando a história da aviação nacional e internacional.

 

(24 participantes)

24 de agosto de 2024

10:30

Museu da Água e Resíduos - Oficina da Ciência de Sintra (Sintra)

Venha conhecer este espaço museológico localizado nas instalações da antiga Oficina da Ciência, na Ribeira de Sintra. Este é um polo de referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental, bem como de divulgação científica e tecnológica no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.  O seu intuito é a adoção de valores e hábitos relacionados com a preservação do património ambiental, sobretudo no que se refere ao ciclo da água, promovendo e organizando cursos, estágios, seminários, encontros, exposições e formações.

 

(20 participantes)

24 de agosto de 2024

14:30

Centro Interpretativo de Memórias da Misericórdia de Vila do Conde (Vila do Conde)

Descubra este museu que, numa vertente mais tradicional, o seu objetivo prende-se com a exposição do espólio, preservação e divulgação do acervo documental e das obras sociais da Instituição. Num espírito prospetivo e vanguardista recorre à utilização das novas tecnologias para emprestar uma nova dimensão à representação cénica, conferindo mais riqueza à narrativa histórica e promovendo diferentes registos de interação com o público.

 

(20 participantes)

24 de agosto de 2024

15:00

Casa das Histórias Paula Rego (Cascais)

Conheça a obra desta grande artista portuguesa e o projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura que num espírito contemporâneo, retoma aspetos da arquitetura histórica da região para dar corpo a este espaço. Distingue-se na paisagem pelas duas estruturas piramidais de igual dimensão e pelo betão pigmentado a vermelho.

 

(20 participantes)

INSCRIÇÕES DAS 08H00 DE DIA 16 ÀS 23H59 DE DIA 20 DE JULHO DE 2024

 

No Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP, de acordo com os seguintes passos:

1.º Espaço do beneficiário;

2.º Autenticação com NIF e senha das Finanças, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;

3.º Serviços/produtos;

4.º Atividades Ativos;

5.º Na atividade escolhida (Visitas — Em cada visita) clicar nos 3 pontinhos à direita e escolher “Inscrições”;

6.º Inscrever na atividade e Submeter (assinalar sempre se Individual ou com Agregado/acompanhantes)

 

Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada.

 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, utilize o endereço de correio eletrónico fsativos@ssap.gov.pt 


Os dados solicitados são tratados de acordo com o RGPD e destinam-se unicamente à instrução do processo de candidatura à atividade.

 

 

NOTAS IMPORTANTES

 

Os SSAP não asseguram transporte para estas atividades, pelo que os participantes devem deslocar-se pelos próprios meios até ao local da visita. 


Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários sendo limitado o número de participantes. O tempo estimado de duração de cada visita é de 1h00 a 1h30m.

 

Os/as beneficiários/as podem ainda inscrever um/a acompanhante familiar ou amigo/a, não beneficiário/a, por agregado familiar.

 

Quando as visitas importam custos aos SSAP, os/as beneficiários/as suportam a totalidade dos encargos do/a seu/sua acompanhante não beneficiário/a, conforme informação no email de seleção. O valor é pago diretamente à Entidade que realiza a visita.