Férias Sénior

Realizamos turnos de férias e de termas em diversos pontos do país, ao longo do ano, com programas diversificados e inovadores.

 

Destinatários

 Beneficiários aposentados e respectivos cônjuges, com cartão atualizado.

Inscrições

A inscrição é efetuada diretamente no ESPAÇO DO BENEFICIÁRIO de acordo com os seguintes passos:


1. Clicar em "ESPAÇO DO BENEFICIÁRIO";
2. Inserir o seu Número de Contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças;
3. No separador “Serviços/Produtos”, selecionar “Férias Sénior”;
4. Clicar em “Inscrever”;
5. No separador “Dados Pessoais”, confirmar se os dados estão todos atualizados;
6. No Separador “Inscrição”, preencher todos os campos e dados solicitados;
7. Anexar os documentos solicitados;
8. Após clicar em “Inscrever”, surge a mensagem “A inscrição efetuada com sucesso”.

 

Em alternativa pode descarregar/guardar a ficha de inscrição aqui disponibilizada, preencher e enviar para seniores@ssap.gov.pt com os documentos solicitados.

 

Na impossibilidade de efetuar a inscrição por meios eletrónicos, e apenas nesse caso, deve proceder à marcação prévia de atendimento presencial, para o local pretendido, através dos seguintes telefones:

 

Lisboa

SEDE

(dias úteis das 9H00 às 17H00)

Tel: 213 927 418/400

CENTROS CONVÍVIO

(dias úteis das 10H00 às 16H00)

Filipe Folque

Tel. 213 161 322

Guerra Junqueiro

Tel. 218 405 048

Porto

Alvares Cabral

Tel: 222 037 815

Costa Cabral

Tel: 225 511 426

 

 *Deve ser efetuada uma marcação por cada assunto que pretenda tratar.

 

Documentos

As inscrições só são consideradas válidas se acompanhadas pelos seguintes documentos:

  • Declaração Mod. 3 de IRS de 2020
  • Nota de Demonstração de Liquidação do IRS de 2020
  • Último recibo de renda de casa ou amortização anual da mesma, se aplicável.

Caso esteja dispensado da entrega da declaração de IRS deve apresentar:

  • Declaração anual das pensões auferidas em 2020 da Caixa Geral de Aposentações e/ou Centro Nacional de Pensões;
  • Certidão de não declaração de rendimentos em 2020 emitida pelas Finanças;
  • Último recibo de renda de casa ou amortização anual da mesma, se aplicável.

Seleção

A seleção é feita de acordo com as "Normas de Funcionamento das Férias Sénior".

Os beneficiários podem consultar o resultado da seleção na sua área reservada acedendo ao Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP.

 

Desistência

Deve ser imediatamente comunicada por telefone e por escrito, até 10 dias antes do início da atividade. O pedido de reembolso deve ser efetuado, por escrito, até 15 dias após a desistência. O Beneficiário será reembolsado se a desistência se dever a motivos de força maior (morte de familiar, doença súbita ou acidente), devidamente comprovados.

Deslocações

  • O local, dia e hora das deslocações para os destinos de férias/termalismo serão indicados nos ofícios de seleção.
  • A eventual paragem em Coimbra, Porto ou Setúbal para entrada/saída de beneficiários, far-se-á desde que previamente solicitada pelo beneficiário e acordada com os SSAP.
  • A entrada no autocarro far-se-á por chamada, respeitando a idade do participante, por ordem decrescente.
  • O beneficiário que resida a mais de 60 km do local de partida, será reembolsado do custo das deslocações até ao máximo de €30, mediante apresentação, dos originais dos bilhetes de transporte público (2ª classe) e indicação do IBAN e NIF, até 15 dias após o fim da atividade.

Os programas incluem

  • Transporte de ida e volta entre o local de partida e o local de férias/termalismo.
  • Passeios e visitas culturais programadas.
  • Estadia em regime de pensão completa.
  • Alojamento em quarto duplo com WC privativo.
  • Ementa fixa com serviço de mesa ou self-service.
  • Animador para acompanhamento do grupo.
  • Seguro de acidentes pessoais. A cobertura de Despesas de Tratamento, Transporte Sanitário e Repatriamento por Acidentes, fica sujeita a uma franquia de 5,00€, aplicada por sinistro e pessoa segura e será deduzida ao montante total a reembolsar ao beneficiário.

Responsabilidade dos participantes

  • Cumprir as normas definidas pela Direção-Geral de Saúde e legislação em vigor.
  • Possuir equipamento de proteção individual (máscara descartável e álcool gel).
  • Cumprir as regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos e do distanciamento social.
  • Taxas turísticas.
  • Refeições durante as viagens de ida e volta.
  • Consumos extra – vinho, café e outros.
  • Ingressos em Museus, Monumentos, Casinos e Barcos.
  • Participação em passeios, atividades ou eventos não incluídos no programa.
  • Nos turnos de termas:
    • Apresentar prescrição médica, no ato da consulta.
    • Custos da consulta, inscrição e tratamentos a realizar.