Férias Sénior


Destinatários

 Beneficiários aposentados e respetivos cônjuges, com dados atualizados. 

Turnos de férias 2025

Formato para impressão

 

Para consulta da tabela de capitações e tabela de comparticipação, deverá aceder à sua área reservada em Espaço do Beneficiário

 

 

 

Seleção efetuada para os seguintes turnos:

 

  • Monte Gordo 1 (2 a 8 de junho)
  • Monte Gordo 2 (8 a 14 de junho)
  • Monte Gordo 3 (09 a 15 de junho)
  • Monte Gordo 4 (14 a 20 de junho)
  • Albufeira 1 (16 a 22 de junho)
  • Rota do Alqueva – Beja (30 de junho a 4 de julho)
  • Rota da Beira Baixa - Castelo Branco (23 a 27 de junho)
  • Rota do Planalto Mirandês - Miranda do Douro (30 de junho a 04 de julho)
  • Rota do Alto do Tâmega - Chaves (07 a 11 de julho)
  • Rota do Gerês (07 a 11 de julho)

 

Inscrições - informe-se sobre os turnos para os quais ainda haja vagas

No ESPAÇO DO BENEFICIÁRIO de acordo com os seguintes passos:

 

  1. Clicar em "ESPAÇO DO BENEFICIÁRIO";
  2. Autenticação com NIF e senha das Finanças, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;
  3. Clicar em "Autenticar";
  4. No separador clicar em “Serviços/Produtos” e selecionar “Férias Sénior”;
  5. À frente de “Férias Sénior 2025”, clicar em “Inscrever”;
  6. No separador “Dados Pessoais”, confirmar se os dados estão todos atualizados;
  7. No Separador “Inscrição”, preencher todos os campos e dados solicitados;
  8. Anexar os documentos solicitados;
  9. Após clicar em “Inscrever”, surge a mensagem “A inscrição efetuada com sucesso”. 
  10. Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada, bem como os respetivos documentos.

 

 

Em alternativa pode descarregar/gravar a ficha de inscrição, preencher e enviar para seniores@ssap.gov.pt com os documentos solicitados.

 

As inscrições só são consideradas válidas se acompanhadas pelos seguintes documentos:

  • Declaração Mod. 3 de IRS de 2023
  • Nota de Demonstração de Liquidação do IRS de 2023
  • Último recibo de renda de casa ou amortização anual da mesma, se aplicável.

 

Caso esteja dispensado da entrega de IRS deve apresentar:

  • Declaração anual das pensões auferidas em 2023 da Caixa Geral de Aposentações e/ou Centro Nacional de Pensões;
  • Certidão de não declaração de rendimentos de 2023 emitida pelas Finanças.

 

NOTA: Estão isentos de entrega dos documentos acima referidos os beneficiários que apresentaram candidaturas completas ao Termalismo Sénior 2025.

 

 

Na impossibilidade de efetuar a inscrição por meios eletrónicos, e apenas nesse caso, deve proceder  à marcação prévia de atendimento presencial, para o local pretendido, através dos telefones abaixo indicados.


Lisboa

 

SEDE DOS SSAP

(dias úteis das 9h00 às 16h30)

 

 Telf. 213 927 409  ou 213 927 418


 

CENTROS CONVÍVIO

(dias úteis das 10h00 às 18h00)

 

Filipe Folque

Rua Filipe Folque, n.º 67 - 1.º  - 1050-112 Lisboa

Tel. 213 161 322

Guerra Junqueiro

Av. Guerra Junqueiro, n.º 19 - 3.º Esq. - 1000-066 Lisboa

Tel. 218 405 048

Porto

Álvares Cabral

Rua Álvares Cabral, n.º 351 -      4050-041 Porto

Tel: 222 037 815

Costa Cabral

Rua Costa Cabral n.º 1024 -   4200-213 Porto

Tel: 225 511 426


Seleção

A seleção é feita de acordo com as "Normas de Funcionamento das Férias Sénior".

 

O resultado da seleção efetuada para todos os turnos pode ser consultado na sua área reservada acedendo ao Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP.


 

Desistência

A comunicação da desistência deve ser feita por telefone e por escrito (email ou outro), até 10 dias antes do início da atividade, salvo por motivo de força maior (morte de familiar, doença súbita ou acidente) devidamente comprovado.

 

O pedido de reembolso deve ser efetuado, por escrito, com comprovativo do motivo e indicação do NIB, até 15 dias após a desistência

Deslocações

O local, dia e hora das deslocações para os destinos de férias serão indicados no ofício de seleção.

  • A eventual paragem em Coimbra, Porto ou Setúbal, para entrada/saída de beneficiários, far-se-á desde que previamente solicitada pelo beneficiário e acordada com os SSAP.
  • A entrada no autocarro far-se-á por chamada, respeitando a idade do participante titular inscrito em primeiro lugar, e por ordem decrescente.
  • O beneficiário que resida a mais de 60 km do local de partida, será reembolsado do custo das deslocações até ao máximo de €30, mediante envio dos originais dos bilhetes de transporte público (2ª classe) e indicação do NIB e NIF, até 15 dias após o fim da atividade.

Os programas incluem

  • Transporte de ida e volta entre o local de partida e o local de férias.
  • Passeios e visitas culturais programadas.
  • Estadia em regime de PENSÃO COMPLETA.
  • Alojamento em QUARTO DUPLO com WC privativo.
  • Ementa fixa com serviço de mesa ou self-service.
  • Animador para acompanhamento do grupo.
  • Seguro de acidentes pessoais. A cobertura de Despesas de Tratamento, Transporte Sanitário e Repatriamento por Acidentes, fica sujeita a uma franquia de 5,00€, aplicada por sinistro e pessoa segura e será deduzida ao montante total a reembolsar ao beneficiário.

Responsabilidade dos participantes

  • Cumprir a legislação em vigor.
  • TAXAS TURISTICAS.
  • 1 Almoço por turno.
  • Consumo extra – vinho, café e outros.
  • Ingressos em Museus, Monumentos e Casinos.
  • Participação em passeios, atividades ou eventos não incluídos no programa. 

Notas importantes

  • Poderão ser anulados turnos, quando o n.º de inscritos for inferior a metade das vagas previstas ou por motivos de força maior que impossibilitem a sua realização.
  • O n.º de participantes é limitado ao n.º de vagas existentes.
  • Este programa pode sofrer alterações por motivos imprevistos.
  • Os dados solicitados são tratados de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados e destinam-se unicamente à instrução do processo de candidatura à atividade.