Dicas de Segurança Informática

 

O CNCS alerta os cidadãos para manterem comportamentos seguros no acesso, na receção e na partilha de conteúdos digitais, devendo dar-se prioridade a fontes oficiais e reputáveis de informação.

 

Consulte a página oficial e aceda às boas práticas em CNCS - Boas Práticas

 

Pode inscrever-se e realizar de forma gratuita os cursos promovidos pelo CNCS, disponíveis na plataforma NAU, que abordam vários temas como as principais ameaças no ciberespaço, os cuidados a ter na utilização das tecnologias, o problema da desinformação ou o que fazer para consumir online de forma segura, entre outros. Saiba tudo sobre os cursos 2023 em CNCS - Cursos e-learning.

O Centro Internet Segura tem como missão promover a utilização segura, saudável e consciente da Internet, bem como contribuir para o desenvolvimento de competências que potenciem uma cidadania digital mais informada e inclusiva.

 

O Projeto é, atualmente, da responsabilidade de um consórcio coordenado pelo CNCS, envolvendo a DGE - Direção-Geral da Educação, o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal, sendo que os serviços de helpline e hotline são operacionalizados pela Linha Internet Segura sob a responsabilidade da APAV.

 

A Linha Internet Segura presta esclarecimentos na utilização mais segura, responsável e saudável da Internet e tecnologias associadas. Para solicitar esclarecimentos poderá faze-lo através da página oficial em Pedir Esclarecimento | Internet Segura


Boas práticas


Ao Publicar Fotos

Certifique-se que estas não contém dados pessoais como: pulseiras de hospitais, matrículas de carros ou de localização de lugares​ onde vive ou costuma frequentar (ginásios, cafés, escolas, entre outros). Toda a informação divulgada pode ser acedida e usada por amigos ou pessoas que não conheça.

Ao receber mensagens

Verifique sempre o nome do remetente e confira se é de uma fonte conhecida/segura.

O email malicioso é enviado de um endereço bastante parecido, mudando, por exemplo, uma letra.

O SMS pode ter um remetente que julga conhecido, mas contém na mensagem uma hiperligação.

Em caso de dúvida, entre em contacto com a pessoa ou instituição que aparentemente o enviou.

Se essa mensagem contiver hiperligações (links) ou anexos desconhecidos não abra, principalmente se este tiver anexos .

Assim está a evitar ser vítima de Phishing

O que é o Phishing? É a tentativa de obter informação pessoal sem o seu consentimento para fins criminosos.

Ao realizar operações bancárias e pagamentos online

O Banco de Portugal disponibiliza boas práticas para os seus clientes bancários que podem adquirir produtos e serviços financeiros, através da internet. No seu Plano Nacional de Formação Financeira “ TODOS CONTAM ” define um conjunto de cuidados gerais e comuns de segurança a adotar na realização de operações.


Aceda aos desdobráveis em CNCS - Proteja-se contra a fraude nas operações bancárias e pagamentos online