Formação presencial e online

Continuamos a promover o desenvolvimento de competências e ferramentas que sirvam para fazer face à situação de maior isolamento que se vive atualmente, bem como, promover o contacto social ainda que seja virtual.


As ações de formação promovem a valorização pessoal, a independência/autonomia, a criatividade, a inovação e o conhecimento prático. Ao mesmo tempo, estimulam e potenciam a aquisição e o desenvolvimento de competências tecnológicas, relacionais e interpessoais, fomentando uma cultura de cidadania social e digital.

 

As temáticas de formação são variadas e abrangem as áreas das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), bem como as áreas Comportamentais, de Saúde, Ambiente e Arte. 

 

As ações de formação presencial  podem decorrer no Centro de Formação em Lisboa, noutras instalações dos SSAP e nos Centros de Convívio do Porto.

 

A formação à distância é realizada através de um sistema de videoconferência em que os formandos podem participar na formação e interagir em tempo real com o formador e com os outros formandos e implica possuir equipamentos informáticos (pc/portátil/telemóvel/tablet) e com ligação à internet.

 

As informações são prestadas exclusivamente pela Equipa da Formação, através do endereço formacao@ssap.gov.pt ou do telefone 213 177 200.

Calendarização mensal

Consulte os mapas da formação que decorre segundo uma calendarização mensal, disponibilizados abaixo:


TIC/Temáticas - mapa de dezembro

TIC/Temáticas - mapa de novembro



Inscrições

Através do preenchimento dos respetivos formulários, oportunamente disponibilizados abaixo:

 


Formulário de inscrição 5 - Semana de 5 a 9 de dezembro

Formulário de inscrição 6 - Semanas de 12 a 22 de dezembro

Pagamento

As ações de formação, à exceção das gratuitas, obedecem ao pagamento prévio de 5,00 € por cada ação, a efetuar através de transferência bancária (NIB a indicar aquando da comunicação da seleção).

A participação na ação será somente confirmada após envio do comprovativo de pagamento.

Sugestões do Centro Nacional de Cibersegurança para se proteger online


Esteja ciente das informações que partilha

Quando está a preencher o perfil de uma conta, forneça apenas as informações necessárias e que se sinta confortável em fornecer. Ajuste as definições de privacidade e segurança e desative todas as funcionalidades de que não necessite. Se não se sentir confiante, reconsidere a criação do perfil junto dessa empresa.

 

Pense duas vezes antes de publicar

Nem sempre é boa ideia fazer publicações quando tem as emoções à flor da pele. O que publica fica lá para sempre. Ainda que, posteriormente, suprima o conteúdo, alguém pode tê-lo guardado ou partilhado. Espere até estar mais calmo, reflita e decida se quer mesmo publicar esse comentário.

 

Meça as consequências

Se está a publicar uma fotografia, parou para pensar se todas as pessoas retratadas aprovam a publicação? Pode estar inadvertidamente a revelar informações, como o seu local de residência. E ao publicar fotografias das suas férias incríveis está a dizer aos assaltantes que não está em casa!

 

Faça uma pausa antes de jogar

Antes de participar nesse jogo divertido que circula nas redes sociais, avalie as informações solicitadas: o nome do seu primeiro animal de estimação, o apelido de solteira da sua mãe? Estas são questões frequentemente utilizadas para efeitos de segurança, por exemplo por bancos, pelo que ao responder poderá estar a revelar informações importantes a piratas informáticos.

 

 

Pode aceder aos recursos disponibilizados pelo CNCS com o objetivo de tornar o uso do ciberespaço mais seguro, em casa, no trabalho, na sociedade em geral e manter-se informado em CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança