Boletim Informativo dos SSAP n.º 4/2019


Editorial

Caros/as beneficiários/as,

 

Findo mais um ano apresentamos na última edição do Boletim Informativo dos SSAP, algumas das iniciativas que desenvolvemos junto dos nossos beneficiários. Destacamos as atividades para os mais novos, para aqueles que se encontram no ativo e para os que já se encontram aposentados. Tentamos, ano após ano, cumprir as nossas atribuições em matéria de ação social complementar, levando até si as nossas propostas na expetativa de que estas sejam do seu agrado. Contamos consigo para que nos faça chegar as suas sugestões ou contributos para que consigamos, dentro do possível, ir ao encontro das suas necessidades.

Mantenha-se atualizado relativamente às atividades que desenvolvemos, consultando aqui o portal dos SSAP.

Nesta época natalícia que atravessamos, os SSAP desejam-lhe continuação de festas felizes!

 

O Presidente dos SSAP

Humberto Meirinhos

Beneficie dos nossos serviços

A sua opinião conta! E muito.

 

Os SSAP, no âmbito das suas atribuições, prestam serviços diretos e indiretos aos seus beneficiários, onde a avaliação da sua satisfação assume um papel primordial pois é com base na sua perceção, sugestões e demais comentários que construímos ano após ano, os nossos programas.

Questionário

O lema tem sido, aproximarmos a oferta às necessidades e anseios do nosso público-alvo desde que as competências em matéria de ação social complementar não sejam comprometidas.

Dada a quantidade de serviços prestados e disponibilizados, desde as atividades socioculturais aos equipamentos sociais, como refeitórios e unidades de férias, acreditamos e compreendemos que a tarefa de preencher os questionários de avaliação da satisfação com os nossos serviços, seja, por vezes, uma maçada! No entanto, só com a opinião de quem deles beneficia se torna possível melhorar a nossa oferta.

Por outro lado, também os SSAP são avaliados enquanto organismo público e um dos parâmetros dessa avaliação é precisamente a “avaliação pelos cidadãos”, daí inscrevermos anualmente em QUAR (Quadro de Avaliação e Responsabilização) como objetivo de qualidade “Assegurar a qualidade dos serviços prestados pelos SSAP” para o qual contribui a análise de todos os questionários rececionados nestes serviços, numa média de 15.000/ano.

Tentamos, na medida do possível, sintetizar o conteúdo dos questionários e facilitar o seu preenchimento através do envio por mail.

Pelos motivos descritos, pedimos a sua compreensão e colaboração, dando-nos a sua opinião através do preenchimento dos nossos questionários.

Ajude-nos a ir ao seu encontro!

 

Os SSAP em 2019

 

Apoio social

Nesta área são promovidas medidas de ação social complementar adequadas a situações socialmente gravosas e urgentes, apoio nas despesas respeitantes à educação, acompanhamento psicossocial e modalidades de intervenção que contribuem para a melhoria do bem-estar e das condições de vida dos beneficiários.

Em 2019 destacamos as seguintes áreas:

Apoio Socioeconómico, Atendimento e Acompanhamento Psicossocial

A intervenção social concretizou-se em diversas dimensões designadamente, no apoio económico (enquadrável na legislação em vigor), na informação e encaminhamento para direitos legais, benefícios e respostas sociais, no acompanhamento social a beneficiários em situação de vulnerabilidade e risco social e na articulação com a rede social de modo a acionar recursos e respostas passiveis de serem adquiridas através de outras áreas de intervenção. Para o efeito têm-se vindo a estabelecer parcerias informais com diversas entidades e serviços que possibilitem uma melhor gestão e mobilização de recursos.

O Apoio Psicossocial teve início em novembro de 2018, revelando no presente ano um franco desenvolvimento quer ao nível do acompanhamento/aconselhamento psicológico quer na intervenção multidisciplinar integrada e multidimensional, através do atendimento social e psicológico.

A crescente procura de apoio psicológico continua a indicar que este apoio constitui uma necessidade com forte expressão junto dos beneficiários. Em termos futuros, espera-se conseguir que a intervenção possa igualmente ocorrer ao nível preventivo.

Apoio à educação dos mais novos

Como habitualmente, de 1 de setembro a 15 de outubro, decorreram as candidaturas para atribuição de subsídios na área da educação. Estas prestações visam apoiar as famílias no âmbito das despesas com o acompanhamento e educação de crianças dos 3 meses até ao ingresso no ensino básico - Subsídio de Ama, Creche e Educação Pré – Escolar e nas despesas com o início da atividade escolar relativas ao 1º, 2º e 3ºciclos de ensino, bem como os Cursos de Especialização Tecnológica - Subsídio de Estudos.

 

Atividades SocioCulturais
Atividade

Responsabilidade social e promoção da saúde

Através da área da Inclusão Social e Saúde, pretende-se fomentar a inclusão, coesão e o desenvolvimento pessoal, social e a saúde dos beneficiários dos SSAP, contribuindo para a promoção da responsabilidade social bem como para o desenvolvimento e reforço do conceito de cidadania global solidária.

Nos projetos, Acordos de Saúde, Participação Social e Promoção da Saúde manteve-se o investimento, nomeadamente, no aumento da oferta de serviços e produtos em condições economicamente mais vantajosas, na realização de ações de formação/informação/sensibilização em temáticas de interesse específico nas áreas da deficiência e incapacidade, de modo a consciencializar, alertar e habilitar para a problemática da limitação de funcionalidade, vulnerabilidade e deficiência e na construção da conceção positiva da saúde, promovendo a Saúde dos beneficiários e a literacia em saúde, a prevenção da doença e a promoção de estilos de vida saudáveis, através de várias ações como rastreios, palestras e atividades informativas e de sensibilização.

De forma a reforçar a promoção do trabalho sustentável, seguro e saudável e uma cultura de envelhecimento ativo, com qualidade e bem-estar, foi dada continuidade aos projetos:

Promoção da Saúde Ocupacional que visa dinamizar a promoção de saúde no local de trabalho, fomentar práticas de trabalho e estilos de vida saudáveis, prevenir riscos/doenças profissionais, promover a segurança, através da realização de ações em diversas áreas, como o exercício físico, postura, ergonomia, entre outras, incrementando a qualidade de vida e bem-estar biopsicossocial dos trabalhadores, fundamentais para a produtividade e criatividade.

Aposentação Ativa que pretende estimular a construção de um processo de planeamento para a aposentação e favorecer a adaptação bem-sucedida no processo de transição para esta nova etapa, disponibilizando estratégias e ferramentas que ajudem a lidar com novos desafios, como as alterações no quotidiano familiar e social e a utilização do tempo livre de forma construtiva e de realização pessoal, promovendo a participação social.

Como ocupar os mais novos?

Atividade

As crianças e jovens são o futuro e todo o investimento que fizermos, terá como retorno cidadãos mais conscientes da importância de cada um na construção de um país melhor.

Nas interrupções escolares, muitas crianças e jovens ficam desocupados, o que se torna num problema para os pais que receiam todos os riscos que daí possam advir. Tendo por base esta preocupação, os SSAP apresentam uma solução para a ocupação dos tempos livres dos filhos dos seus beneficiários, contribuindo para a conciliação da vida pessoal e profissional destes, através da realização de programas pedagógicos de qualidade e pautados pela preocupação que estes Serviços Sociais têm com a segurança dos participantes.

Os campos de férias proporcionam experiências que potenciam a noção de pertença a um grupo e a importância da interajuda como meio mais eficaz para alcançar objetivos, desenvolvendo ainda a autonomia, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente. A apresentação de desafios e a sua superação alimentam a auto estima e consequentemente a capacidade de acreditar que outros desafios serão superados.

Para além dos campos de férias, em 2019 deu-se também continuidade à ocupação de tempos livres no centro sociocultural localizado na Av. Visconde Valmor, através da organização de atividades dentro do mesmo espírito dos campos de férias.

Aos fins de semana, realizaram-se pontualmente atividades culturais e recreativas, nomeadamente idas ao teatro e ao jardim zoológico.

Por último, para celebrar a época natalícia, os SSAP proporcionaram as habituais idas ao Circo para as crianças entre os 3 e os 12 anos, acompanhadas por 1 adulto por agregado familiar.

Programas para beneficiários no ativo

Atividade

Com a finalidade de valorizar, de forma cultural e recreativa os tempos livres dos beneficiários que se encontram no ativo e seus familiares, os SSAP realizam visitas culturais de meio-dia, com acompanhamento, e passeios de um ou mais dias ao fim de semana. Estes últimos incluem transporte, seguro, acompanhamento e, caso se aplique, alojamento em quarto duplo e alimentação em função das condições específicas de cada programa.

Nas atividades realizadas em 2019 participaram cerca de 1500 beneficiários e, ainda assim, não foi possível abranger todos os interessados, como é nosso desejo. Destaca-se a forte adesão a estas iniciativas e pretendemos que 2020 proporcione algumas surpresas nos programas. Esteja atento!

Atividades seniores: férias, formação e convívios

Atividade

O programa de Férias Sénior decorreu entre maio e outubro, contou com 6 turnos de termalismo e 30 turnos de férias, 4 deles realizados pela primeira vez:

  • Rota do Oeste – Vimeiro;
  • Oura;
  • Costa de Prata – Aljubarrota;
  • Rota de Braga.

Retomou-se ainda a realização de 3 turnos bastante apreciados pelos beneficiários em 2017:

  • Rota do Nordeste Transmontano – Macedo de Cavaleiros
  • Rota da Costa Verde – Póvoa de Varzim
  • Rota das Cerejeiras - Fundão

Com a finalidade de proporcionar aos beneficiários, independentemente da área geográfica, maior facilidade de acesso a este programa, são organizados turnos com partida do Porto e paragens intermédias em Coimbra e Setúbal, de modo a facilitar a participação neste programa de férias.

A Formação Sénior decorreu no Centro de Formação da Rua Escola do Exército, 13 em Lisboa, e nos Centros de Convívio de Álvares Cabral e Costa Cabral no Porto, permitindo aos beneficiários seniores e seus cônjuges, adquirir um leque alargado de conhecimentos, aumentar o seu bem-estar físico, psíquico e social e ajudar na melhoria da sua qualidade de vida, preparando-os para uma sociedade global e tecnologicamente desenvolvida, nomeadamente nas seguintes vertentes/ações:

    • Bem – Estar Físico e Emocional:
      Auto Estima/Estimulação cognitiva/Mindfulness; Benefícios das Danças Orientais; Chi kung; Movimento Integrador; Pranayama; Risoterapia; Tai-Chi e Técnicas de Defesa Pessoal.
    • Fotografia:
      Arte Minimalista; Fotografia Noturna; Gimp; Photoshop; Projetos Fotográficos; Técnicas Fotográficas, cujas fotografias foram expostas no Centro de Formação e no Centro de Convívio da Filipe Folque em Lisboa.
    • Informática:
      Saber usar/aplicar foi a ênfase destas formações: Armazenamento em Nuvem (Cloud); Comprar online; Correio Eletrónico; Criação de Álbuns Digitais/Filmes; Músicas e Vídeos/Páginas Web online; E-Book; Inglês Técnico; Youtube; Manutenção e Segurança; Organização de Documentação Pessoal; Portais Institucionais; Processamento de Texto; Redes Sociais; Webtransfer, entre outros.
    • Tecnologia Criativa:
      A criatividade esteve sempre presente nas ações Cubbio (gravação laser em papel e porcelana); Enfeites de Páscoa com Circuito em Papel; Enfeites de Natal; Impressão a 3D; kirigami/Origami; Marcadores led; Criar Projetor de Holograma; Stop Motion, entre outros.
    • Telemóveis/Smartphones:
      Google Photos/Docs/Drive/Maps; Organização Financeira Pessoal; Redes Sociais; Transportes; Viagens; Whatsapp; Youtube; O Telemóvel como Scanner.
    • Outras áreas (Saúde, Direito, História):
      Conhecimento das Religiões; Dietética na Medicina Tradicional Chinesa (alimentos, Plantas/Chás); Heranças, Testamentos e Sucessões; História dos Presépios; Iconografia; Importância dos Exercícios e jogos na Memória (em parceria com o Projeto Promoção da Saúde); Portugal Misterioso; Simbologia de Natal.
      Em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, realizou-se o Workshop StoryNet Telling, no Centro de Convívio da Filipe Folque, culminando com uma apresentação pública no Instituto Português da Juventude e do Desporto e ainda na gravação de um vídeo “Net_Telling Stories” que poderá ser visionado a partir da página: https://www.internetsegura.pt/videos .

Com o propósito de proporcionar aos beneficiários e cônjuges, momentos únicos de convívio Natalício, possibilitando o reencontro entre amigos e antigos colegas e o reviver de memórias, num ambiente de festa e alegria contagiante, realizaram-se 3 atividades de Natal para Aposentados, em Lisboa no dia 10/12 no Centro de Congressos de Lisboa, no Porto dia 12/12 no centro de Congressos de Alfândega e o Natal no Minho de 17 a 20/12 em Valença.

Envelheça com qualidade, envelheça connosco. Esperamos por si em 2020

 

Alimentação

 

A atividade desenvolvida na área da Alimentação, durante o ano que agora termina, incidiu primordialmente na continuidade da diversificação da oferta disponibilizada aos beneficiários, concretizada, após o sucesso verificado no refeitório do Complexo da Educação – Av. 24 de julho, na planificação do reforço do fornecimento de refeições em regime de snack nos refeitórios geridos pelos SSAP.

Àquele refeitório sucederam-se os refeitórios do Palácio Foz e do Palácio de Justiça de Lisboa e encontra-se já delineada a extensão a três outros refeitórios em janeiro de 2020.

Tratando-se de uma opção direcionada a nova procura, que se afasta do tipo de refeição tradicional – tabuleiro completo –, preferindo refeições mais ligeiras, o seu sucesso é refletido pelo aumento significativo do número de refeições fornecidas neste regime.

Salientando-se, contudo, que este aumento não obstou à manutenção da tendência de crescimento da procura da mencionada refeição tradicional, verificada nos últimos anos.

Merece, ainda, referência a reabertura do refeitório do Palácio de Justiça de Lisboa, após intervenção profunda nas zonas técnicas e nos equipamentos hoteleiros, e o aumento do espaço destinado aos utentes no refeitório do Complexo da Educação.

Também no sentido da diversificação da oferta, cabe menção ao reforço da aposta no serviço de cafetaria, que garante o fornecimento de refeições com composição mais flexível, com a abertura de dois novos espaços no Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, na Praça do Comércio, e no Centro de Saúde de Alvalade, e, também aqui se verificou um aumento relevante da procura.

Por outro lado, realça-se o alargamento da abrangência do sistema de venda automática de senhas de refeição a seis acordos de cooperação (Aveiro, Coimbra, Évora, Portalegre, Porto e Viseu) medida que, garantindo a simplificação dos procedimentos de natureza financeira associados à aquisição de refeições pelos beneficiários, permite a reorganização dos recursos humanos disponíveis e alcançar ganhos de eficiência.

A este propósito, regista-se que a implementação deste projeto foi assegurada maioritariamente através da maximização do aproveitamento de equipamentos já disponíveis.

 

 

Consulte o portal dos SSAP para se manter atualizado sobre as nossas atividades nas diversas áreas.

Protocolos - O que há de novo

Neste espaço damos a conhecer os mais recentes protocolos celebrados pelos SSAP.

 

 

Educação:

 

Saúde:

 

Sociais:

 

Consulte as condições destes e outros protocolos na área do portal dos SSAP. Conheça toda a oferta que temos para si.

Ficha Técnica

Direção:
Humberto Meirinhos
Coordenação e edição:
Dionísia Rosado, Margarida Paradinha e Rosário Miranda
Suporte técnico:
Centro de Informática e Relações Públicas
Colaboram neste número:
Carmen Sanches, Helena Costa, João Romano,
Madalena Carreira, Margarida Paradinha, Paula Neto,
Rosário Miranda,Teresa Barateiro

Espaço Beneficiário

Este espaço é seu!

 

Caro/a beneficiário/a:
Participe no Boletim Informativo dos SSAP,
fazendo-nos chegar:
• sugestões para celebração de protocolos;
• temas a tratar na rubrica "Temas jurídicos";
• assuntos que gostaria de ver explorados;
• outras questões que entenda pertinente sugerir.

Participe através do seguinte endereço eletrónico:
boletim.informativo@ssap.gov.pt