VISITAS CULTURAIS PARA BENEFICIÁRIOS NO ATIVO

 

4.º Trimestre de 2017

 

Inscrições encerradas desde o dia 16 de outubro!

 

   Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários permitindo entre 10 e 25 participantes por atividade.

   O tempo estimado de cada visita é de 1h a 1h30.

    Para se inscrever  nas visitas culturais dos SSAP preencha a ficha de inscrição

DATA

LOCAL

21 de  outubro de 2017

  Às 10h00

Quinta do Almaraz (Almada) É uma das mais importantes escavações arqueológicas fenícias do País. Iniciadas em 1986, revelam que este antigo povoado teve uma utilização permanente por uma comunidade urbana, que remonta à Idade do Bronze. Posteriormente foi detetado um entreposto comercial de origem fenícia, através do qual chegavam ao Tejo comerciantes e produtos da bacia do Mediterrâneo, sobretudo cerâmica, tecidos, armas e produtos exóticos. Esta troca comercial terá certamente acelerado a produção na região de diversos produtos, entre os quais, sal, peixe seco e salgado, azeite, vinho, cereais, para além de metais, como o ouro, o cobre, o estanho e o chumbo.

4 de novembro de 2017

  Às 11h30

Palácio da Independência – Palácio dos Condes de Almada (Lisboa) Tido como um palácio seiscentista, pertenceu durante vários séculos à família Almada. Resistiu ao Terramoto de 1755, pelo que foi aproveitado para socorrer doentes do Hospital de Todos os Santos e, nos anos seguintes, foi alugado como o Tribunal da Relação, Senado Municipal e, até 1774, Arquivo Municipal de Lisboa. A sua resistência ao terramoto fez com que muita da traça original do palácio ainda seja percetível, como sejam as chaminés de raiz quinhentista, lembrando as do Palácio da Vila de Sintra. Em 1833, a Monarquia Liberal considerou os Condes de Almada apoiantes dos absolutistas, pelo que foi ocupado pela Comissão Geral dos Estudos. Com isto, o palácio teve um residente muito particular – o escritor Almeida Garrett.

 11 de  novembro de 2017

  Às 14h30

Catedral da Sé do Porto, Claustro e Museu (Porto) Construída na parte mais alta da cidade é o edifício religioso mais importante do Porto. Está situada no bairro da Batalha, ao lado das muralhas que protegeram a cidade no passado. O exterior do edifício tem um aspeto de fortaleza com ameias. A sua construção começou no século XII e, ao longo da história, sofreu muitas reconstruções, por isso possui diferentes estilos. A maior parte é barroca, a estrutura da fachada e o corpo da igreja são românicos, e o claustro e a capela de São João Evangelista são de estilo gótico. As grandes colunas fazem com que aumente a sensação de estreiteza e altura da nave central. O claustro pertence ao século XIV e está decorado com azulejos que refletem cenas religiosas. A partir do Claustro pode-se entrar na Casa do Cabido, onde é exposto o “tesouro da catedral”, uma coleção de objetos de ourivesaria religiosa.

18 de  novembro de 2017

  Às 11h00

Museu Mineiro – Casa da Malta de São Pedro da Cova (Gondomar) Classificado como Monumento de Interesse Público desde 19 de Março de 2010, o antigo complexo industrial mineiro de São Pedro da Cova está diretamente ligado à extração de carvão mineral que existiu na freguesia durante cerca de 170 anos. Um processo com várias fases que podem ser facilmente explicadas através dos edifícios que compõem este complexo industrial, que foi sendo adaptado às novas necessidades, nomeadamente ao aumento de extração de carvão.

 2 de dezembro de 2017

  Às 11h00

Museu Municipal de Espinho (Espinho) Situado no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), antiga Fábrica de Conservas Brandão, Gomes & C.ª. É um espaço dinâmico, de interação entre o passado e o presente, delimitado pelas fronteiras de uma comunidade que foi ao mesmo tempo piscatória e operária. O museu integra três exposições permanentes: fábrica de conservas, arte xávega e bairro piscatório/operário. Possui ainda uma galeria de exposições temporárias e um centro de documentação e investigação em história local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  ESTE PROGRAMA PODE SOFRER ALTERAÇÕES POR MOTIVOS IMPREVISTOS

 

© 2010 SSAP. Serviços Sociais da Administração Pública. Todos os direitos reservados.
Este portal está optimizado para uma resolução de 1024x768.