Formação à distância

Neste período difícil de contingência e isolamento social, queremos continuar a promover o desenvolvimento de competências e ferramentas que vos sirvam para fazer face a esta nova realidade, bem como, promover o contacto social, mesmo que este seja virtual.

 

A oferta da formação à distância é gratuita e realizada através de um sistema de videoconferência em que os formandos podem participar na formação e interagir em tempo real com o formador e com os outros formandos​, no conforto das suas casas.

Programa mensal

ENCONTRAM-SE SUSPENSAS AS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE MODO A EVITAR A PROPAGAÇÃO DA COVID-19.

NO ENTANTO, PODE FREQUENTAR AÇÕES DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA. 


Já pode consultar o mapa de dezembro!

Consulte o mapa de novembro

 

As informações serão prestadas exclusivamente pela Equipa de Formação, através dos endereços formacao@ssap.gov.pt,  carmen.sanches@ssap.gov.pt e  jose.ferreira@ssap.gov.pt

Inscrições

Deve efetuar a inscrição, no prazo indicado para cada ação de formação, através do preenchimento do formulário respetivo, abaixo disponibilizado para o efeito.


Formulário de inscrição nas ações de formação de 7 a 18 de dezembro 




Calendarização

As ações de formação decorrem segundo uma calendarização mensal.

 

Atividades Lúdicas



As Atividades Lúdicas destinam-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 17 anos.


Realizam-se essencialmente em Lisboa aos fins de semana e visam reforçar o interesse pela arte e pela cultura explorando a Cidade e o seu património. 

 

As inscrições são efetuadas na área reservada ao beneficiário acedendo ao Espaço do Beneficiário do Portal dos SSAP, seguindo os seguintes passos:

1.º Espaço de beneficiário;

2.º Inserir o seu NIF e senha das Finanças;

3.º Serviços/produtos;

4.º Atividades crianças/jovens;

5.º Ocupação tempos livres;

6.º Na atividade “O Peter Pan no Gelo”, tem no lado direito 3 pontos;

7.º Inscrever na atividade.

Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada.

 

A seleção é feita por ordem de chegada das inscrições, sendo que 50% das vagas se destinam a crianças/jovens que se inscrevem pela 1.ª vez.

 

As atividades são comparticipadas pelos beneficiários de acordo com o valor real de cada atividade.

Atividades virtuais

Nestes últimos tempos as nossas crianças/jovens têm estado afastadas e sentem necessidade de reatar os laços com os amigos e criar oportunidades para conhecerem novos.

 

Não é possível, para já, a organização de atividades nos moldes a que todos estávamos habituados pelo que temos de nos adaptar e ultrapassar as dificuldades.

 

Pretendemos manter-nos presentes na vida das vossas crianças e jovens, vimos propor atividades através da plataforma “zoom”, com número limitado de participantes, para que possam participar ou assistir virtualmente a qualquer atividade como workshops, peça de teatro, visita guiada, interagindo com os outros e com as equipas pedagógicas.

Formação Sénior


As nossas ações de formação promovem a valorização pessoal, a independência/autonomia, a criatividade, a inovação e o conhecimento prático. Ao mesmo tempo estimulam e potenciam a aquisição e o desenvolvimento de competências tecnológicas, relacionais e interpessoais, fomentando uma cultura de cidadania social e digital.

 

As temáticas de formação são variadas e abrangem as áreas das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), bem como as áreas Comportamentais, de Saúde, Ambiente e Arte.  Estas ações decorrem no Centro de Formação, em Lisboa e nos Centros de Convívio Álvares Cabral e Costa Cabral, no Porto. 

Dicas de segurança informática

Ao publicar fotos

Certifique-se que estas não contém dados pessoais como: pulseiras de hospitais, matrículas de carros ou de localização de lugares onde vive ou costuma frequentar (ginásios, cafés, escolas, entre outros). Toda a informação divulgada pode ser acedida e usada por amigos ou pessoas que não conheça.

 

Como evitar ser vítima de Phishing (obtenção de informação pessoal para fins criminosos)

Verifique sempre o endereço do remetente e confira se é de uma fonte conhecida/segura.

Muitas vezes, o email malicioso é enviado de um endereço bastante parecido, mudando, por exemplo, uma letra.

Em caso de dúvida, entre em contacto com a pessoa ou instituição que aparentemente o enviou, principalmente se este tiver em anexo ficheiros com as extensões: EXE; PIT; VIR; .COM; SCR; SMD; EPL ou BAT

como identificar fake news

Evite a propagação de informações falsas na Internet.

Evite reencaminhar informações através de mensagens enviadas por outras pessoas, sem antes verificar a procedência.

Dicas rápidas para identificar fake news!